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Tipo: Artigo de Evento
Título: É possível crianças filosofarem?
Autor(es): Pereira, Diego Grecco
Santos, Adriana Conceição dos
Damasceno, Priscila Andrade
Palavras-chave: Transformações sociais;Pobreza;Filosofia
Data do documento: 2013
Citação: PEREIRA, Diego Grecco; SANTOS, Adriana Conceição dos; DAMASCENO, Priscila Andrade. É possível crianças filosofarem? In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p.1464-1472.
Resumo: Atualmente no Brasil e no mundo, buscam-se pessoas crítica e inovadora, aberta a novidades para que com isso façam transformações em determinadas situações desesperadora, por exemplo: guerras, atentados, pobreza e etc. É pensando sobre esses problemas, que entra a participação das crianças. Sua curiosidade em querer descobrir novas experiências, através da fase dos “porquês”, faz com quer conheçam mais. Mas para entendermos o papel da criança junto com a filosofia é preciso entender o modelo de educação que temos, e como está sendo à filosofia no Brasil e se tem possibilidade da criança ter uma disciplina como filosofia no seu currículo escolar. Para que com isso possamos abrir uma discussão entendendo e refletindo as possíveis reflexões sobre o estudo em questão como, por exemplo, pensar na pergunta: a que leva o título desse texto se “É possível crianças filosofarem”? O principal objetivo dessa pesquisa é desvendar essa problemática e, se possível, e como o estudo da filosofia pode dialogar com a fase criança para tal intento seguimos a teoria que Lipmann propõe. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39221
ISBN: 978 85 7915 171 2
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