Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39174
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Filosofia e método semiótico no ensino |
Autor(es): | Soares, Emanoel Luís Roque Vieira, Jociel Nunes Pereira, Rosemare dos Santos |
Palavras-chave: | Exigências da educação;Realidade escolar;Ensino-Aprendizagem |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | SOARES, Emanoel Luís Roque; VIEIRA, Jociel Nunes; PEREIRA, Rosemare dos Santos. Filosofia e método semiótico no ensino. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 828- 839. |
Resumo: | As exigências da educação são diferentes para cada sujeito: alunos, professores, gestão e comunidade, mas todos compartilham da mesma realidade, logo, o ensino deve abranger esse todo do cotidiano, dinâmico, mutável e flexível com cada ser em particular, “a educação do homem, que o mesmo é dizer da sociedade, se concebeu sempre em função das transformações por que esta passou através do tempo [… nela] os próprios valores básicos da civilização são problematizados, em que o homem se interroga a si mesmo” (GILOT, 1976, p. 07). A partir dessas problematizações, faz-se necessário pensar quais práticas devem ser intensificadas na escola, com o propósito de conceder aos alunos um ensino que valorize também seus pré- -conhecimentos e opiniões que, aliados ao conteúdo programático, permite aos alunos uma melhor experienciação de todo ensino transmitido e trocado. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39174 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_rspereira.pdf | 2,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.