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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39169
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Educação nos presídios do Ceará: marcos históricos e perspectivas |
Autor : | Maciel, Antonia Kátia Soares Pinheiro, Tágila de Souza Chaves, Flávio Muniz |
Palabras clave : | Educação;Importância da educação;Criminalidade |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | MACIEL, Antonia Kátia Soares; PINHEIRO, Tágila de Souza; CHAVES, Flávio Muniz. Educação nos presídios do Ceará: marcos históricos e perspectivas. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 757-769. |
Resumen en portugués brasileño: | Resgatar a história na perspectiva de apontar nortes para a compreensão da importância da legitimidade de se garantir educação nos espaços de privação e restrição de liberdade como enfrentamento da criminalidade e da reincidência de ex-apenados é dar ao homem a garantia de direitos além da chance de se reconstruir, de se fazer um novo ser, como faz referência Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido: “Não há também, diálogo, se não há uma intensa fé nos homens. Fé no seu poder de fazer e de refazer. De criar e recriar. Fé na sua vocação de ser mais, que não é privilégio de alguns eleitos, mas direito dos homens” (1987, p.45). Dar-lhes condições de se repensar e de se fazer um novo homem não deve ser condição de privilégio, mas garantir-lhe o direito ontológico de ser mais. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39169 |
ISBN : | 978 85 7915 171 2 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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