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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39161
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A institucionalização do método lancasteriano durante o período do império brasileiro |
Autor(es): | Freire, Vitória Chérida Costa Paula, Karolynne Barrozo de |
Palavras-chave: | Método Lancasterian;Ensino mútuo;Ensino |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | FREIRE, Vitória Chérida Costa, PAULA, Karolynne Barrozo de. A institucionalização do método lancasteriano durante o período do império brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 671- 680. |
Resumo: | O Método Lancasteriano ou Ensino Mútuo foi incentivado como modelo formal de ensino pelo governo imperial durante toda a primeira fase oitocentista. Foi instituído primeiramente pela Lei de 15 de Outubro, que determinou a criação em todas as vilas, cidades e demais localidades povoadas, as escolas de primeiras letras, tanto para o sexo masculino, como para o sexo feminino. Por meio dessa lei de 1827, considerada a primeira lei completa sobre a instrução pública nacional, e de demais decretos oficiais, o Método Lancasteriano foi incentivado e defendido na Legislatura pelos governantes da época. Diante do exposto, estudo tem como objetivo descrever as características e apresentar as tentativas de institucionalização no território brasileiro do Método Lancasteriano, que constitui o objeto de estudo do presente texto. A demarcação temporal refere-se à primeira metade do século XIX, devido a quantidade de debates, leis e decretos que priorizam o Método Lancasteriano no ensino brasileiro. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39161 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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