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dc.contributor.authorFreire, Vitória Chérida Costa-
dc.contributor.authorPaula, Karolynne Barrozo de-
dc.date.accessioned2019-01-24T18:40:39Z-
dc.date.available2019-01-24T18:40:39Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFREIRE, Vitória Chérida Costa, PAULA, Karolynne Barrozo de. A institucionalização do método lancasteriano durante o período do império brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013. p. 671- 680.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 7915 171 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39161-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMétodo Lancasterianpt_BR
dc.subjectEnsino mútuopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA institucionalização do método lancasteriano durante o período do império brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Método Lancasteriano ou Ensino Mútuo foi incentivado como modelo formal de ensino pelo governo imperial durante toda a primeira fase oitocentista. Foi instituído primeiramente pela Lei de 15 de Outubro, que determinou a criação em todas as vilas, cidades e demais localidades povoadas, as escolas de primeiras letras, tanto para o sexo masculino, como para o sexo feminino. Por meio dessa lei de 1827, considerada a primeira lei completa sobre a instrução pública nacional, e de demais decretos oficiais, o Método Lancasteriano foi incentivado e defendido na Legislatura pelos governantes da época. Diante do exposto, estudo tem como objetivo descrever as características e apresentar as tentativas de institucionalização no território brasileiro do Método Lancasteriano, que constitui o objeto de estudo do presente texto. A demarcação temporal refere-se à primeira metade do século XIX, devido a quantidade de debates, leis e decretos que priorizam o Método Lancasteriano no ensino brasileiro. [...]pt_BR
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