Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Avaliação e formação docente: possíveis encontros |
Autor : | Lopes, Julio Cesar Vieira Mendonça, Andréia Vieira de |
Palabras clave : | Educação;Vocábulo da educação;Cidadania |
Fecha de publicación : | 2013 |
Citación : | LOPES, Julio Cesar Vieira; MENDONÇA, Andréia Vieira de. Avaliação e formação docente: possíveis encontros. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p.128-139. |
Resumen en portugués brasileño: | Ao esmiuçarmos as origens da palavra educação podemos encontrar: e (no sentido de colocar para fora); duque (representativo de caminho) e ação (movimento). Assim, o entendimento alcançado pela análise da raiz etimológica do vocábulo educação sugere um movimento de externalizar potencialidades e colocá-las a serviço da aplicabilidade consciente de saberes. São muitas e diversas as finalidades do ato de educar. Podemos encontrar em Paulo Freire (2005) destaque para a importância da tomada de consciência construída na relação dialogal entre educador e aprendente. Por sua vez, a Constituição Federal do Brasil (1988) em seu artigo 205 assevera a educação como “... visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39098 |
ISBN : | 978 85 7915 171 2 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_avmendonca.pdf | 652,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.