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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Débora Aldyane Barbosa-
dc.contributor.authorSilva, Maria Auricélia da-
dc.contributor.authorSobral, Adriana Eufrásio Braga-
dc.contributor.authorRodrigues, Lídia Azevedo de Menezes-
dc.date.accessioned2019-01-23T17:33:34Z-
dc.date.available2019-01-23T17:33:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCARVALHO, Débora Aldyane Barbosa; SILVA, Maria Auricélia da; SOBRAL, Adriana Eufrásio Braga; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes. Televisão e internet como recursos pedagógicos no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 16734-16750.pt_BR
dc.identifier.issn2176 1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39070-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMídiaspt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleTelevisão e internet como recursos pedagógicos no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo analisa práticas utilizadas no processo educacional frente às mídias para identificar o papel midiático na construção do ensino e os limites da formação continuada de professores para o uso das mídias em sala de aula. Acredita-se que, nas escolas, necessita-se avaliar se a televisão e a internet são utilizadas como recursos didáticos e se estes constituem mecanismos de colaboração ou conflito para a prática escolar. Desse modo, este trabalho tem como objetivos: analisar a utilização das mídias televisão e Internet como recursos pedagógicos para a promoção do ensino no 9º ano de uma escola pública da rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado do Ceará; identificar os desafios da inserção desses aparatos tecnológicos no contexto da sala de aula investigada; refletir sobre o processo de ensino frente às TICs de acordo com a percepção dos docentes partícipes deste estudo; analisar o papel das mídias eletrônicas no ensino por meio dos referenciais teóricos consultados. A metodologia aplicada é de natureza qualitativa, tem o questionário como principal instrumento de coleta de dados na investigação da experiência dos docentes sobre o uso das mídias como recursos pedagógicos. A pesquisa fundamentou-se no trabalho de vários autores, dentre eles: Draibe (1999), Perez (1999), Harriman (2009), Braga (2009), Ramos (2009), Chanpangnatte e Nunes (2011). O estudo apontou para a carência de aperfeiçoamento profissional dos docentes e o desconhecimento de práticas pedagógicas que favorecem o ensino. Concluiu-se que é imprescindível capacitar o professor para incluir as mídias em sua prática pedagógica de modo à ressignificar o papel midiático na construção do conhecimento. É preciso, portanto, que o docente saiba lidar com a tecnologia como recurso de aprendizagem e se reconheça como colaborador e orientador do discente na mediação entre ensino e mídias para a construção do conhecimento.pt_BR
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