Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39068
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Miranda, Naiola Paiva de | - |
dc.contributor.author | Silva, Lucas Melgaço da | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T16:00:15Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T16:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Naiola Paiva de; SILVA, Lucas Melgaço da. Saberes na formação docente do tutor a distância. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 12248-12262. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176 1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39068 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Saberes | pt_BR |
dc.title | Saberes na formação docente do tutor a distância | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Saberes na formação docente do tutor a distância reflete na atuação no ambiente virtual de aprendizagem e na aula presencial. Considera-se relevante este enfoque devido à escassez nestes estudos, por conseguinte pode contribuir para a aprendizagem, enriquecer o debate, a escrita acadêmica e abertura para novas pesquisas. Partindo destes pressupostos enuncia-se a questão que norteia este trabalho: Que saberes o tutor a distância precisa em sua formação docente para atuar por meio das mídias digitais na educação superior? Objetivou-se, portanto, conhecer os saberes docentes na formação do tutor a distância, especificamente discutir esses saberes, identificá-los à luz da docência virtual e avaliar os saberes no ambiente virtual de aprendizagem. A pesquisa exploratória, transversal com abordagem quantitativa e qualitativa se realizou no Instituto Universidade Virtual (IUV) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os dados foram coletados através de um instrumento de avaliação em que o objeto de estudo foi constituído por 27 pólos, 175 tutores e 1957 alunos, entre os matriculados no semestre letivo 2011.1, em sete cursos de graduação na modalidade em educação a distância semipresencial. A partir da revisão da literatura construiu-se uma escala de avaliação com 16 itens, os quais foram distribuídos nos saberes atitudinais, conceituais e procedimentais. O instrumento de avaliação apresentou na escala de avaliação, indicadores métricos altos. Considerando a distribuição das médias das notas segundo curso, disciplinas e pólos, pode-se concluir que o conjunto de tutores avaliados na amostra foram classificados com uma transição de regular para bom. A avaliação dos tutores na escala desses saberes pesou diferentemente na composição da nota na escala de avaliação, sendo objeto para análise com maior profundidade o saber procedimental, o que menor contribuiu. Desse modo, cogita-se intensificar mais formação, pois entende-se que a essência do ato educativo está no saber didático. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_lsmelgaço.pdf | 158,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.