Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar |
Autor(es): | Rabelo, Francy Sousa Rocha, Germana Siqueira Santos, Maria José Albuquerque Silva, Silvina Pimentel |
Palavras-chave: | Pedagogia Hospitalar;Escuta Pedagógica;Espaço Hospitalar |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | RABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377. |
Resumo: | Este texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048 |
ISBN: | 2176 1396 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_spsilva.pdf | 278,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.