Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rabelo, Francy Sousa | - |
dc.contributor.author | Rocha, Germana Siqueira | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria José Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Silva, Silvina Pimentel | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-23T13:55:45Z | - |
dc.date.available | 2019-01-23T13:55:45Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | RABELO, Francy Sousa; ROCHA, Germana Siqueira; SANTOS, Maria José Albuquerque; SILVA, Silvina Pimentel. A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 27361-27377. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 2176 1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39048 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Hospitalar | pt_BR |
dc.subject | Escuta Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Espaço Hospitalar | pt_BR |
dc.title | A escuta pedagógica da criança hospitalizada: relações e possibilidades de aprendizagem e adaptação ao espaço hospitalar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto objetiva contribuir com as análises que tratam do espaço hospitalar como possibilidade de aprendizagem à criança hospitalizada. A discussão toma como referência a escuta pedagógica em crianças internadas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão - Unidade Materno Infantil. Discute-se a contribuição de atividades escolares no processo de desenvolvimento e melhora de tais crianças e o papel da linguagem e da escuta a esses sujeitos internados. Utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa, com o uso de estudo de caso em crianças internadas no referido Hospital, ancorada na experiência do projeto de extensão “Estudar, uma ação saudável” tendo como técnicas de coleta dados, a observação participante, questionários, utilização de imagens a partir de desenhos das crianças hospitalizadas. Neste estudo, entende-se que o processo educativo não ocorre apenas no ambiente escolar, o hospital pode ser um local de aprendizagem a criança hospitalizada, por isso conclui-se, pela importância da Pedagogia Hospitalar enquanto prática essencial na ressignificação do espaço hospitalar, colaborando para um lugar propício ao desenvolvimento psicossocial e cognitivo da criança enferma e principalmente, do estímulo a sua aprendizagem e ao amparo e conforto emocional para a compreensão da situação em que está inserida. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_spsilva.pdf | 278,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.