Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39046
Tipo: | TCC |
Título : | Problema de Compartilhamento de Veículos com Restrições Físicas e Sociais Permitindo Determinados Tipos de Ciclos: uma abordagem heurística |
Autor : | Souza, Hugo Venâncio Chaves de |
Tutor: | Figueiredo, Tatiane Fernandes |
Palabras clave : | Compartilhamento de veículos;Otimização combinatória;Heurísticas |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SOUZA, Hugo Venâncio Chaves de Souza. Problema de Compartilhamento de Veículos com Restrições Físicas e Sociais Permitindo Determinados Tipos de Ciclos: uma abordagem heurística. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Com o passar dos anos, tem-se notado um crescimento desenfreado no número de veículos pessoais em todo país, sendo este crescimento um dos grandes responsáveis pela geração de problemas ambientais e de mobilidade, principalmente nas grandes cidades. Uma solução para esse problema, muito utilizada por grande parte da população, é o compartilhamento de veículos entre pessoas com itinerários semelhantes em suas locomoções. Embora seja uma solução muito usual, o formato aplicado hoje pode gerar riscos à segurança dos envolvidos, visto que muitos compartilhamentos são realizados com indivíduos desconhecidos. Através da análise da localização física e social dos indivíduos envolvidos, este trabalho propõe um novo método para resolução deste problema. Para tal, é realizado um estudo sobre o Problema de Compartilhamento de Veículos com Restrições Físicas e Sociais e apresentado um algoritmo heurístico para sua resolução. A técnica aplicada busca por soluções que procuram minimizar as distâncias entre os envolvidos, procurando também unir indivíduos com um alto nível de relação social. Dois grupos de teste foram criados para analisar o algoritmo apresentado. O primeiro experimento comparou os resultados obtidos com o método exato de Rodrigues (2018). Para as 39 instâncias testadas a heurística proposta apresenta, em média, um GAP de 37% utilizando a metade do tempo gasto pelo algoritmo exato. |
Abstract: | Over the years, there has been an unbridled growth in the number of personal vehicles throughout the country, and this is one of the main factors responsible for environmental and mobility problems, especially in big cities. One solution to this problem, used by a large part of the population, is the sharing of vehicles between people with similar itineraries. Although it is a very usual solution, the manner applied today can present risks to the security of those involved, since many shares are made with unknown individuals. Through the analysis of physical location and social of individuals, this work proposes a new solution for solving this problem. To this end, a study on the Problem of Vehicle Sharing with Physical and Social Restrictions is presented and methods for its through a heuristic approach. Applied techniques search for solutions that seek to minimize the distances between the involved ones, trying also to maximize the social relations between them. Two test groups were created to analyze the presented algorithm. The first experiment compared the results obtained with the exact method of Rodrigues (2018). For the 39 tested instances, the proposed heuristic presents, on average, a GAP of 37% using half the time spent by the exact algorithm. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39046 |
Aparece en las colecciones: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_hvcsouza.pdf | 618,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.