Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39034
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O hospital como espaço de atuação de profissionais da educação |
Authors: | Maia, Ricardo Hélio Chaves Haiashida, Keila Andrade |
Keywords: | Saúde;Educação;Campo de atuação |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | MAIA, Ricardo Hélio Chaves; HAIASHIDA, Keila Andrade. O hospital como espaço de atuação de profissionais da educação. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A inserção profissional dos profissionais da educação, durante muito tempo ficou restrita aos espaços escolares, onde ainda estão a maioria destes profissionais. Neste século, entretanto, o pedagogo expandiu seu campo de atuação para outros espaços, como os espaços não escolares. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar como tem sido a inserção dos profissionais da educação nos hospitais. Para tanto realizamos um levantamento bibliográfico para identificação dos principais autores e obras que abordam essa temática. Os pedagogos têm se inserido nos hospitais nas classes hospitalares ou realizando acompanhamento pedagógico de pacientes internados por longos períodos. O atendimento pedagógico nos hospitais é reconhecido pela legislação brasileira como direito a continuidade de escolarizações por crianças e adolescentes que se encontram hospitalizadas. Esta modalidade de atendimento objetiva atender pedagógico-educacionalmente as necessidades do desenvolvimento psíquico e cognitivo de crianças e jovens que, dadas as suas condições especiais de saúde, encontram-se impossibilitados de frequentar a escola. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39034 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_kahaishida4.pdf | 157,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.