Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39034
Tipo: Artigo de Evento
Título: O hospital como espaço de atuação de profissionais da educação
Autor(es): Maia, Ricardo Hélio Chaves
Haiashida, Keila Andrade
Palavras-chave: Saúde;Educação;Campo de atuação
Data do documento: 2016
Citação: MAIA, Ricardo Hélio Chaves; HAIASHIDA, Keila Andrade. O hospital como espaço de atuação de profissionais da educação. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016.
Resumo: A inserção profissional dos profissionais da educação, durante muito tempo ficou restrita aos espaços escolares, onde ainda estão a maioria destes profissionais. Neste século, entretanto, o pedagogo expandiu seu campo de atuação para outros espaços, como os espaços não escolares. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar como tem sido a inserção dos profissionais da educação nos hospitais. Para tanto realizamos um levantamento bibliográfico para identificação dos principais autores e obras que abordam essa temática. Os pedagogos têm se inserido nos hospitais nas classes hospitalares ou realizando acompanhamento pedagógico de pacientes internados por longos períodos. O atendimento pedagógico nos hospitais é reconhecido pela legislação brasileira como direito a continuidade de escolarizações por crianças e adolescentes que se encontram hospitalizadas. Esta modalidade de atendimento objetiva atender pedagógico-educacionalmente as necessidades do desenvolvimento psíquico e cognitivo de crianças e jovens que, dadas as suas condições especiais de saúde, encontram-se impossibilitados de frequentar a escola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39034
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_kahaishida4.pdf157,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.