Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39030
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Arteculando: a influência da arte que transforma a prática educacional na educação pública |
Authors: | Linhares, Janne Mary Alves Lima, Antônia Matinele Moreira Menezes, Suely Souza de |
Keywords: | PIBID;Artes;Pedagogia |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | LINHARES, Janne Mary Alves; LIMA, Antônia Matinele Moreira; MENEZES, Suely Souza de. Arteculando: a influência da arte que transforma a prática educacional na educação pública. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. EDUCAÇÃO EM/PARA DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA, 8., 09 a 12 nov. 2016, São Luiz (MA). Anais... São Luiz (MA), 2016. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem por objetivo apresentar o subprojeto ARTEculando, desenvolvido no Contexto do Projeto Artes Visuais, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Pedagogia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Escola Municipal de Fortaleza/CE, com turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. As ações foram precedidas de estudo teórico sobre alfabetização e letramento com ludicidade, também sobre Arte-Educação e suas estratégias didático-pedagógica no ensino, a partir de autores tais como Vigotsky (1998), Ferreiro e Teberosky (1999) e Duarte Júnior (1991). O subprojeto possibilitou o contato com diversos materiais que favoreceram a superação de níveis de aprendizagem mediante ações planejadas e com o apoio das bolsistas, professoras da escola e da parceria com outros graduandos do curso de Pedagogia/UFC . Concluímos que o projeto foi exitoso assegurando a indissociabilidade entre a Arte e a Educação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39030 |
ISSN: | 2316-1086 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_jmalinhares....pdf | 169,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.