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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38963
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Pedagogia histórico-crítica: gênese e implicações |
Autor(es): | Lima, Marteana Ferreira de |
Palavras-chave: | Sociabilidade capitalista;Relações sociais |
Data do documento: | 2010 |
Citação: | LIMA, Marteana Ferreira de. Pedagogia histórico-crítica: gênese e implicações. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010. |
Resumo: | A reprodução da sociabilidade capitalista, não se tratando de um processo automático, concretiza-se mediante a internalização dos seus valores e concepções acerca do mundo, dos indivíduos, das relações de produção. Nesse sentido, é importante observar as considerações de Mészáros (1981, p.260): as relações sociais de produção capitalistas não se perpetuam automaticamente. Elas só o fazem porque os indivíduos particulares “interiorizam” as pressões exteriores: eles adotam as perspectivas gerais da sociedade de mercadorias como os limites inquestionáveis de suas próprias aspirações. É com isso que os indivíduos “contribuem para a manutenção de uma concepção de mundo” e para a manutenção de uma forma específica de intercâmbio social, que corresponde àquela concepção de mundo. (grifos no original). Mas, como viabilizar essa internalização em cada indivíduo particular? Através de quais mecanismos? Como impedir que outras concepções se constituam? Como manter a hegemonia burguesa? [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38963 |
ISBN: | 978-85-7862-139-1 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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