Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38963
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Pedagogia histórico-crítica: gênese e implicações |
Authors: | Lima, Marteana Ferreira de |
Keywords: | Sociabilidade capitalista;Relações sociais |
Issue Date: | 2010 |
Citation: | LIMA, Marteana Ferreira de. Pedagogia histórico-crítica: gênese e implicações. In: CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. INFÂNCIA, JUVENTUDE, E RELAÇÕES DE GÊNERO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 8., 22 a 25 ago. 2010. São Luiz, (MA). Anais... São Luiz (MA), 2010. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A reprodução da sociabilidade capitalista, não se tratando de um processo automático, concretiza-se mediante a internalização dos seus valores e concepções acerca do mundo, dos indivíduos, das relações de produção. Nesse sentido, é importante observar as considerações de Mészáros (1981, p.260): as relações sociais de produção capitalistas não se perpetuam automaticamente. Elas só o fazem porque os indivíduos particulares “interiorizam” as pressões exteriores: eles adotam as perspectivas gerais da sociedade de mercadorias como os limites inquestionáveis de suas próprias aspirações. É com isso que os indivíduos “contribuem para a manutenção de uma concepção de mundo” e para a manutenção de uma forma específica de intercâmbio social, que corresponde àquela concepção de mundo. (grifos no original). Mas, como viabilizar essa internalização em cada indivíduo particular? Através de quais mecanismos? Como impedir que outras concepções se constituam? Como manter a hegemonia burguesa? [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38963 |
ISBN: | 978-85-7862-139-1 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_mfdelima.pdf | 142,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.