Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38933
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | O pedagogo: um profissional e muitos saberes |
Autor : | Santos, Maria José Costa dos Santos, Vladiana Costa dos |
Palabras clave : | Saber doscente;Saber matemático;Ensino |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | SANTOS, Maria José Costa dos; SANTOS, Vladiana Costa dos. O pedagogo: um profissional e muitos saberes. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 7., 11 a 13 nov. 2015, Parintins (AM). Anais... Parintins (AM), 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivamos com esse estudo identificar os saberes do pedagogo para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de propormos uma formação para que esse profissional se reconheça também como professor de Matemática. Com a finalidade de alcançar o referido objetivo, esse estudo trabalhou com depoimentos, entrevistas, observações em sala de aula, das atividades teóricas e práticas dos alunos do curso de Pedagogia, nas disciplinas que envolvem os conteúdos matemáticos, as disciplinas de Ensino de Matemática (96h/a) e Tópicos em Educação Matemática (64h/a) da Faculdade Educação/FACED da Universidade Federal do Ceará/UFC. As reflexões apontaram que o pedagogo tem consciência que não domina os conteúdos matemáticos elementares necessários para lecionar nos anos iniciais do ensino fundamental, e que portanto, necessita de ações formativas para além da carga horária das disciplinas citadas. Consideramos as análises relevantes para propormos ampliação da formação inicial desses profissionais. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38933 |
ISSN : | 2316-1086 |
Aparece en las colecciones: | DTPE - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_mjcsantos.pdf | 467,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.