Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38916
Tipo: Artigo de Evento
Título: Socidedade do consumo: prazer/gozo e educação em Slavoj Zezek, Theodor Adorno e Giorgio Agamben
Autor(es): Silva, Hanna Maria Ramos
Palavras-chave: Sociedade;Consumismo;Critica social
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Hanna Maria Ramos. Socidedade do consumo: prazer/gozo e educação em Slavoj Zezek, Theodor Adorno e Giorgio Agamben. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 6., 30 jul. a 01 ago. 2014, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais... Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2014.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise dos pensamentos desses autores, sobre o modo em que os indivíduos estão inseridos nessa sociedade consumista. Demonstrando a sua importância para a formação de uma consciência crítica. Mostrando, ao mesmo tempo, várias contradições dentro dela e como tudo está sendo imposto a todos de forma perversa. Segundo a psicanálise a perversão se dá, através do desejo por meio do falo, como aquilo que serve de lei. Sendo o desejo o suporte de uma lei, a perversão é manifestada com brutalidade e imposta como autoridade. Segundo o autor esloveno, a educação do mundo capitalista que deixa as pessoas paralisadas, anestesiadas e como meras marionetes, junto a uma educação sistêmica, só poderá ser dissolvida através de uma mudança drástica. Partindo da política, para poder resultar em uma educação capaz de emancipar.[....]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38916
ISSN: 2316-1086
Aparece nas coleções:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_hmrsilva.pdf40,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.