Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38574
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduação em letras libras
Autor : Talmag, Ane Frank Araújo
Tutor: Andriola, Wagner Bandeira
Co-asesor: Viana, Tânia Vicente
Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem;Inclusão;Surdez;Ensino Superior
Fecha de publicación : 2018
Citación : TALMAG, Ane Frank Araújo. Avaliação da aprendizagem de alunos surdos no ensino superior: estudo de caso em um curso de graduação em letras libras. 2018. 107f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: A temática da avaliação da aprendizagem conduz a discussões nas várias instituições de ensino em seus diversos níveis, entre educadores e pesquisadores, sobretudo, com o advento da inclusão da pessoa com deficiência no Sistema Regular de Ensino, o que vai muito além das políticas de cotas para o seu ingresso no Ensino Superior. A universidade deve oferecer condições para a permanência desses estudantes, com o planejamento de recursos, serviços, ensino e avaliação voltados às suas especificidades, bem como uma formação docente para o atendimento pedagógico à pessoa com deficiência. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos ao tema, nesta pesquisa, objetiva-se, de modo geral, investigar a prática de avaliação da aprendizagem realizada junto aos alunos surdos matriculados no curso de Letras Libras de uma universidade pública do município de Fortaleza-CE. Além disso, especificamente, intenciona-se: i) identificar quais as condições de acessibilidade referentes às práticas avaliativas; ii) conhecer as dificuldades vivenciadas por alunos surdos, professores e pela coordenadora do curso no que diz respeito à avaliação da aprendizagem; iii) reunir suas sugestões para uma prática de avaliação da aprendizagem inclusiva. O aporte teórico se fundamentou, principalmente, nos estudos de Tyler, Stake, Crombach, Scriven, Russell, Luckesi, Hoffmann e Beyer, que tratam da Avaliação Educacional. O método da pesquisa é qualitativo e foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais, na forma de um estudo de caso. A amostra foi intencional, composta por: 6 alunos surdos; 6 professores e 1 coordenadora do curso, perfazendo um total de 13 sujeitos. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e aplicados questionários mistos. Os dados foram aplicados segundo a Análise Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados revelaram que, com a formação docente adequada para educar o aluno surdo, a efetiva avaliação da aprendizagem se alinha com as gerações mais atuais da Avaliação Educacional e da Educação Inclusiva. As sugestões obtidas apontam para a importância de investimento em mais recursos tecnológicos. As dificuldades da avaliação apresentadas pelos alunos se ordenam com dificuldades também apresentadas pelos professores, como o uso da Língua Portuguesa como segunda língua.
Abstract: The theme of learning assessment leads to discussions in educational institutions at their various levels, between educators and researchers, especially with the advent of people with disabilities’ inclusion in the regular system of education. The university must offer conditions for the permanence of these students, with the planning of resources, services, teaching and assessment focused on their specificities, as well as teacher ́s formation for the pedagogic assistance to disabled people. Based on this assumption and considering the lack of studies related to the subject, the main purpose of the current research is to accomplish an investigation about the practice of learning assessment for deaf students registered in a graduate course of Libras in a Public Institute of Higher Education, in Fortaleza-Ceará. Besides, this study specifically aims: i) identifying the accessibility conditions concerning the practices of learning assessment; ii) knowing the difficulties lived by students, professors and coordinators regarding learning assessment for deaf students; iii) gathering contributions of students, professors and coordinators for an inclusive practice of learning assessment. Tyler, Stake, Crombach, Luckesi, Hoffmann and Beyer proposed a theoretical framework in Educational Assessment to this study. Thus, a qualitative research was accomplished and focused on the subjective character of the analyzed object, studying its particularities and individual experiences, as a case study. An intentional sample was composed by: 6 deaf students; 6 professors and 1 graduate level course’s coordinator, 13 subjects altogether. For data collection, semi-structured interviews were conducted and mixed questionnaires were used. The data were analyzed according to Laurence Bardin's Content Analysis. The results revealed that, with an appropriate formation to educate deaf students, an effective assessment of learning aligns with the most recent generations of Educational Evaluation and Inclusive Education. The suggestions obtained pointed to the importance of investing in more technological resources. The difficulties of assessment presented by both students and professors are related to the use of Portuguese as a second language.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38574
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_afatalmag.pdf807,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.