Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38541
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Formação jornalística e os novos fluxos informativos: uma análise do perfil de profissional previsto nas diretrizes curriculares nacionais |
Autor : | Faccin, Milton Júlio Ferreira, Soraya Venegas |
Palabras clave : | Diretrizes Curriculares Nacionais;Perfil profissional do jornalista brasileiro;Formação jornalística;Identidade profissional |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC |
Citación : | FACCIN, Milton Júlio; FERREIRA, Soraya Venegas. Formação jornalística e os novos fluxos informativos: uma análise do perfil de profissional previsto nas diretrizes curriculares nacionais. Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 1, p. 34-49, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) separaram o Jornalismo da Comunicação Social, mas enquanto a área acadêmica fragmenta-se em diferentes modalidades de cursos nas IES brasileiras, a comunicação é cada vez mais exercida de forma integrada na prática social, facilitada pelas novas tecnologias. Pesquisa recente aponta mudanças no perfil profissional, na medida em que os jornalistas brasileiros são majoritariamente mulheres brancas, solteiras, com até 30 anos. Numa profissão de jovens, os produtores de conteúdo para as organizações empresariais e sociais, os internautas das redes sociais, os blogueiros, youtubers e os analistas das fake news, por exemplo, têm dúvidas sobre qual o curso mais indicado para a sua formação profissional e para aquisição de conhecimentos e habilidades específicos. A época atual é marcada pelo acesso do cidadão a essas tecnologias e por um saber técnico de domínio público, capaz de transformar esse cidadão em produtor de conteúdos, com as devidas aptidões para fotografar, redigir e publicar informações, editar vídeos e até mesmo emitir opiniões sobre quaisquer assuntos. É nesse contexto que o presente trabalho se insere. De um lado, ele filia-se às reflexões sobre as mutações da identidade profissional jornalística e, de outro, alia-se às investigações sobre a formação superior em Jornalismo, recorrente na academia desde os anos 1940, quando algumas IES começaram a contemplar a formação específica desse profissional. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38541 |
ISSN : | 2179-9938 |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mjfaccinsvferreira.pdf | 754,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.