Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38540
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Hiperinfografia: onde está a visualização sintética no jornalismo de nova era? |
Authors: | Cordeiro, William Robson Sancho, José Luis Valero |
Keywords: | Hiperinfografia;Infografia;Jornalismo;Visualização sintética |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC |
Citation: | CORDEIRO, William Robson; SANCHO, José Luis Valero. Hiperinfografia: onde está a visualização sintética no jornalismo de nova era? Passagens: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFC, Fortaleza (CE), v. 9, n. 1, p. 19-33, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | É certo que o jornalismo pós-industrial apresenta mudanças profundas na produção e no consumo de notícias e tais alterações também passam fortemente pelas linguagens e formatos. Quanto à visualização sintética, em especial, não se caracteriza tão somente na transição entre o analógico e o digital, porém as transformações se aprofundam no ambiente da hipermídia. Este é o caminho a que se propõe percorrer este estudo: refletir sobre a fronteira onde se apresenta uma nova categoria de infográficos, de natureza complexa e imersiva. Ou seja, como se manifesta a infografia neste contexto? O intuito é acompanhar algumas produções jornalísticas, de modelos imersivos, tridimensionais, de realidade virtual, com o objetivo de categorização e construção conceitual do que denominamos, a priori, de hiperinfografia. O acréscimo do prefixo hiper determina o ambiente destas infografias e, do mesmo modo, a sua grandeza e sofisticação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38540 |
ISSN: | 2179-9938 |
Appears in Collections: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_wrcordeirojlvsancho.pdf | 875,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.