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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38480
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Francisca das Chagas da Silva | - |
dc.contributor.author | Leite, Maria Jorge dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T23:22:04Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T23:22:04Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Francisca das Chagas da Silva; LEITE, Maria Jorge dos Santos. A história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de arte e língua portuguesa/literatura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 26-36, maio/ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38480 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa/Literatura | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | A história e cultura afro-brasileira nos livros didáticos de arte e língua portuguesa/literatura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo analisa a temática da História e Cultura Afro-Brasileira presente em livros didáticos utilizados pelas escolas públicas do estado de Pernambuco. Nesse sentido, foram analisados dois livros, um de Língua Portuguesa/Literatura e outro de Arte, por estas serem disciplinas nas quais a Lei n.º 10.639/2003 recomenda que sejam trabalhados os conteúdos da temática em estudo. Utilizou-se a metodologia das pesquisas quantitativa e qualitativa na análise textual e iconográfica, com a finalidade de identificar presença, ou omissão, da referida temática e/ou possíveis estereótipos e preconceitos étnico-raciais. O estudo observou que os livros editados a partir de 2003 ainda são ineficientes para o cumprimento da lei. Eles trazem poucos elementos da temática negra e ainda associam o termo “negro” a situações negativas. A análise concluiu que, para haver êxito na aplicabilidade do dispositivo legal, é necessário melhorar a qualidade dos livros didáticos, associá-los a outros recursos pedagógicos e promover uma formação de qualidade para os professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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