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Tipo: Capítulo de Livro
Título: O movimento estudantil de ocupação da FACED/UFC EM 2016: histórias e memórias em cultura digital
Autor(es): Sucupira, Tânia Gorayeb
Vasconcelos, Karla Colares
Brandenburg, Cristine
Palavras-chave: Movimentos estudantis;Estudantes universitarios;Estudantes - Ativismo;Internet e ativismo
Data do documento: 2018
Citação: SUCUPIRA, Tânia Gorayeb; VASCONCELOS, Karla Colares; BRANDENBURG, Cristine. O movimento estudantil de ocupação da FACED/UFC EM 2016: histórias e memórias em cultura digital. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de (Orgs.). Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 213-230.
Resumo: O presente trabalho é parte de pesquisa para doutoramento em Educação e mostra o ativismo estudantil na Faculdade de Educação – Faced/Universidade Federal do Ceará (UFC), nos meses de novembro e dezembro de 2016, quando os estudantes radicalizaram protestos políticos e ocuparam o prédio da Faced. A conjuntura crítica daquele momento envolvia a polêmica do impeachment da presidenta Dilma Roussef e a impopularidade de Michel Temer, que ascendeu à presidência com um programa de governo de extrema austeridade fiscal e grandes cortes de investimentos nas áreas sociais. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) 1e as Práticas Educativas Digitais (PED) 2 vistas em Kenski (2004) e Martins (2012), respectivamente, estão em evidência neste estudo porque os ocupantes recorreram a estas tecnologias para socializar a agenda de atividades e interagir de forma massificada no ciberespaço: expor a contestação, reforçar palavras de ordem, atualizar informes e divulgar a programação diária de atividades políticas, pedagógicas e culturais.Para Lèvy (2000, p. 17)“o ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores” e as PED se encaixam muito bem neste contexto educacional inovador de ambientes virtuais. A expansão rápida e crescente do acesso a dispositivos tecnológicos favorece a ampliação do raio das comunicações, e o ambiente de multimídia permite interação e riqueza de recursos audiovisuais para as mensagens, potencializando o apelo para a adesão ao ativismo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38385
ISBN: 978-85-7826-602-8
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