Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSucupira, Tânia Gorayeb-
dc.contributor.authorVasconcelos, Karla Colares-
dc.contributor.authorBrandenburg, Cristine-
dc.date.accessioned2018-12-26T12:28:01Z-
dc.date.available2018-12-26T12:28:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSUCUPIRA, Tânia Gorayeb; VASCONCELOS, Karla Colares; BRANDENBURG, Cristine. O movimento estudantil de ocupação da FACED/UFC EM 2016: histórias e memórias em cultura digital. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS,Camila Saraiva de (Orgs.). Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 213-230.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-602-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38385-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMovimentos estudantispt_BR
dc.subjectEstudantes universitariospt_BR
dc.subjectEstudantes - Ativismopt_BR
dc.subjectInternet e ativismopt_BR
dc.titleO movimento estudantil de ocupação da FACED/UFC EM 2016: histórias e memórias em cultura digitalpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho é parte de pesquisa para doutoramento em Educação e mostra o ativismo estudantil na Faculdade de Educação – Faced/Universidade Federal do Ceará (UFC), nos meses de novembro e dezembro de 2016, quando os estudantes radicalizaram protestos políticos e ocuparam o prédio da Faced. A conjuntura crítica daquele momento envolvia a polêmica do impeachment da presidenta Dilma Roussef e a impopularidade de Michel Temer, que ascendeu à presidência com um programa de governo de extrema austeridade fiscal e grandes cortes de investimentos nas áreas sociais. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) 1e as Práticas Educativas Digitais (PED) 2 vistas em Kenski (2004) e Martins (2012), respectivamente, estão em evidência neste estudo porque os ocupantes recorreram a estas tecnologias para socializar a agenda de atividades e interagir de forma massificada no ciberespaço: expor a contestação, reforçar palavras de ordem, atualizar informes e divulgar a programação diária de atividades políticas, pedagógicas e culturais.Para Lèvy (2000, p. 17)“o ciberespaço é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores” e as PED se encaixam muito bem neste contexto educacional inovador de ambientes virtuais. A expansão rápida e crescente do acesso a dispositivos tecnológicos favorece a ampliação do raio das comunicações, e o ambiente de multimídia permite interação e riqueza de recursos audiovisuais para as mensagens, potencializando o apelo para a adesão ao ativismo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_sucupiravasconcelosbradenburg.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.