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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38349
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Emly Lima | - |
dc.contributor.author | Martins, Iara Saraiva | - |
dc.contributor.author | Florencio, Lourdes Rafaella Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-24T15:56:56Z | - |
dc.date.available | 2018-12-24T15:56:56Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Emly Lima; MARTINS, Iara Saraiva; FLORÊNCIO, Lourdes Rafaella Santos. Ações afirmativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o processo de implantação do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p.176-212. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-602-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38349 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI | pt_BR |
dc.subject | Programas de ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Relações étnicas | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brasileiros - Educação | pt_BR |
dc.title | Ações afirmativas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará: o processo de implantação do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas – NEABI | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Ainda prevalece na sociedade brasileira a imagem de uma avença relações raciais em que negros, brancos, indígenas e as várias etnias, supostamente, vivem em uma cadência grupal. Em parte, essa quimera coletiva encontra respaldo, como aponta Cunha (2013), nos escritos de Gilberto Freyre, especialmente na obra Casa Grande & Senzala, de 1933, largamente divulgada em âmbito internacional. Já há algumas décadas, a academia vem repensando as ideias de Gilberto Freyre, de maneira geral, negando a ideia da existência de uma democracia racial no Brasil. O presente ensaio busca compreender o processo de implantação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, em uma perspectiva sócio-histórica, por qual vem passando o IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.Relações étnico-raciais no Brasil: aspecto sóciohistórico Entre o final do século XIX e início do século XX, observa- se um esforço por parte de uma camada da sociedade, especificamente políticos e intelectuais, que ora investe em projetos de branqueamento, ora legitima o mito da democracia racial. Como elucida Marilena Chaui, [...] um mito opera com antinomias, tensões e contradições que não podem ser resolvidas sem uma profunda transformação da sociedade no seu todo e que por isso são transferidas para uma solução imaginária, que torna suportável e justificável a realidade. Em suma, o mito nega e justifica a realidade negada por ele. (CHAUI, 2011, p.2). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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