Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301
Tipo: TCC
Título: Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes
Autor(es): Bezerra, Verônica Caminha
Orientador: Veras, Neide Fernandes Monteiro
Palavras-chave: Ensino;Indisciplina na escola
Data do documento: 2003
Citação: BEZERRA, Verônica Caminha. Indisciplina em sala de aula: fatores determinantes. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
Resumo: A pesquisa intitulada “Indisciplina em sala de aula: Fatores determinantes”, objetiva detectar as causas da indisciplina praticada pelos alunos e buscar na escola alternativas e soluções capazes de minimizá-la. A complexidade do problema, decorrente dos inúmeros obstáculos em analisar a situação por um prisma dialético, leva os docentes a uma postura de comodismo e ao não enfrentamento da problemática. Vários fatores contribuem para indisciplina, entre eles, a família, a sociedade, a escola, o professor e o aluno. Comprovando essa realidade deve-se analisar, compreender e mostrar objetivos claros de disciplina que se quer, usando instrumentos capazes de mudar, usando todas as formas de luta, envolvendo todos no enfrentamento do problema, com esforço grupal desenvolvendo um projeto pedagógico, voltado para a transformação da realidade existente, para que se alcance êxito, é necessário integração coletiva
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38301
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_tcc_vcbezerra.pdf208,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.