Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38281
Tipo: TCC
Título : Proposta de capacitação para educadores sociais
Autor : Oliveira, Eveline Mendes
Tutor: Veras, Neide Fernandes Monteiro
Palabras clave : Fundação da Criança e da Família Cidadã - FUNCI;Ação sócio-pedagógica mobilizadora, educativa
Fecha de publicación : 2003
Citación : OLIVEIRA, Eveline Mendes. Proposta de capacitação para educadores sociais. 2003. 45f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho resulta de uma pesquisa realizada na Fundação da Criança e da Família Cidadã - FUNCI ,durante o ano de 2003,com a finalidade de fundamentar uma proposta de capacitação para essa instituição. A FUNCI tem como missão: “Exercer uma Ação sócio-pedagógica mobilizadora, educativa e preventiva junto às famílias, priorizando as crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, no sentido de resgatar a auto-estima e fortalecer o exercício da cidadania, em parceria com OGs, ONGs e Sociedade Civil.” Responsável pelo atendimento ao das crianças e adolescentes do Município de Fortaleza. Ao lado disso a instituição dispõe de programas e projetos.A proposta de capacitação esta fundamentada na teoria A proposta de capacitação esta fundamentada na teoria de Treinamento&Desenvolvimento de Chiavenato, que tem a finalidade de possibilitar um conhecimento mais profundo dos aspectos históricos da capacitação no mundo, como também Costa que conceitua o trabalho do educador na ação e reflexão. Ao lado disso a instituição dispõe de um corpo técnico para aplicação dessa teoria uma vez que possuem uma equipe responsável pela capacitação dos educadores sociais chamada de Ação sócio-pedagógica composta de quatro pedagogos.Foram investigados os seguintes aspectos:estrutura física da instituição,corpo técnico de profissionais,documentos rotinas diárias de trabalho.O uso de conhecimentos teóricos durante a nossa intervenção e os resultados do processo investigativo possibilitaram a elaboração de reflexões teóricas para uma proposta de capacitação.Assim,tivemos a oportunidade de superar a dicotomia entre teoria/e prática significando um aprofundamento da nossa formação profissional.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38281
Aparece en las colecciones: EAPEAA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_tcc_emoliveira.pdf320,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.