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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMc Donald, Brendan Coleman-
dc.contributor.authorMartins, Cleuma Freitas Gomes-
dc.date.accessioned2018-12-20T15:21:15Z-
dc.date.available2018-12-20T15:21:15Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationMARTINS, Cleuma Freitas Gomes. Avaliação: dificuldades e mudanças. 2003. 27f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38278-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema de avaliação educacionalpt_BR
dc.subjectRede municipal de ensinopt_BR
dc.titleAvaliação: dificuldades e mudançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho aborda a realidade do sistema de avaliação, aplicada nas escolas da rede municipal de Caucaia. Diante de uma sala, de no mínimo 37 alunos, o professor, com o entendimento do ato de avaliar, mas com pouco tempo para atender às particularidades de sua turma, acaba agrupando as dificuldades, trabalhando assim de forma geral e por fim resumindo sua avaliação aos períodos mensais e bimestrais com uma prova escrita, daí a importância de buscar um maior conhecimento sobre o significado da avaliação com as experiências vivenciadas na escola. A atitude de avaliar, como instrumento de aprendizagem é um desafio à ação pedagógica e não uma mera ação de atribuir e receber notas. Mesmo que haja educadores que defendam uma avaliação promocional tradicional e disciplinadora em nome de um ensino de qualidade, há de se perceber a grande necessidade de uma transformação, na construção do conhecimento como processo, onde quem ensina e quem aprende terão que ficar um de frente para o outro, para um balanço da tarefa conjunta a que se propuseram. A concepção e defesa de uma prática classificatória têm como conseqüência, a evasão escolar e reprovação de um grande número de alunos. Este trabalho tenta buscar soluções para esta problemática, rompendo com este modelo de avaliação classificatória, enfatizando o significado de uma avaliação formativa, assim introduzindo um novo encaminhamento para ultrapassagem do autoritarismo e de uma ação mecânica no processo avaliativo desta escola. O primeiro passo para esta transformação é dar ao processo de avaliação um novo sentido, isto é, transforma-lo em oportunidade para o aluno ler, refletir, demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. Resumindo, o aluno deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante.pt_BR
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