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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38278
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mc Donald, Brendan Coleman | - |
dc.contributor.author | Martins, Cleuma Freitas Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T15:21:15Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T15:21:15Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Cleuma Freitas Gomes. Avaliação: dificuldades e mudanças. 2003. 27f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38278 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistema de avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Rede municipal de ensino | pt_BR |
dc.title | Avaliação: dificuldades e mudanças | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho aborda a realidade do sistema de avaliação, aplicada nas escolas da rede municipal de Caucaia. Diante de uma sala, de no mínimo 37 alunos, o professor, com o entendimento do ato de avaliar, mas com pouco tempo para atender às particularidades de sua turma, acaba agrupando as dificuldades, trabalhando assim de forma geral e por fim resumindo sua avaliação aos períodos mensais e bimestrais com uma prova escrita, daí a importância de buscar um maior conhecimento sobre o significado da avaliação com as experiências vivenciadas na escola. A atitude de avaliar, como instrumento de aprendizagem é um desafio à ação pedagógica e não uma mera ação de atribuir e receber notas. Mesmo que haja educadores que defendam uma avaliação promocional tradicional e disciplinadora em nome de um ensino de qualidade, há de se perceber a grande necessidade de uma transformação, na construção do conhecimento como processo, onde quem ensina e quem aprende terão que ficar um de frente para o outro, para um balanço da tarefa conjunta a que se propuseram. A concepção e defesa de uma prática classificatória têm como conseqüência, a evasão escolar e reprovação de um grande número de alunos. Este trabalho tenta buscar soluções para esta problemática, rompendo com este modelo de avaliação classificatória, enfatizando o significado de uma avaliação formativa, assim introduzindo um novo encaminhamento para ultrapassagem do autoritarismo e de uma ação mecânica no processo avaliativo desta escola. O primeiro passo para esta transformação é dar ao processo de avaliação um novo sentido, isto é, transforma-lo em oportunidade para o aluno ler, refletir, demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. Resumindo, o aluno deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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