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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Antônio Roberto-
dc.contributor.authorFialho, Lia Machado Fiuza-
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.date.accessioned2018-12-20T13:06:42Z-
dc.date.available2018-12-20T13:06:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationXAVIER, Antônio Roberto; FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José Gerardo (Orgs). História, Memória e Educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos. Fortaleza: EdUECE, 2018. 193 p.: il.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-648-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38255-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Memóriapt_BR
dc.subjectEducação e Oralidadept_BR
dc.subjectEducação – Métodos Biográficospt_BR
dc.subjectPesquisa em Educaçãopt_BR
dc.titleHistória, memória e educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicospt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO livro História, Memória e Educação: Aspectos Conceituais e Teórico-Epistemológicos é oriundo da articulação acadêmica entre líderes de três grupos de pesquisas chancelados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: “Gestão de Políticas Sociais”, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira (GPS/Unilab); “Núcleo de História e Memória da Educação”, da Universidade Federal do Ceará (Nhime/UFC); e “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades”, da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Antônio Roberto Xavier, Lia Machado Fiuza Fialho e José Gerardo Vasconcelos são os estudiosos coordenadores de grupos de pesquisas no campo da História da Educação que se dedicaram à escrita conjunta desta obra ímpar, que aprofunda o debate sobre História e Educação, promovendo abordagens conceituais e metodológicas. Tal articulação foi possível desde as semelhanças entre as pesquisas realizadas nos últimos anos pelos pesquisadores supramencionados – com ênfase na educação de mulheres, em especial nas biografias de educadoras – e o financiamento pelo CNPq ao projeto “Educadoras no Ceará do século XX: formação docente, práticas e representações”, que pôde impulsionar estudos acerca da História da Educação no Nordeste brasileiro. Esse organismo possibilitou recursos para empreender não apenas pesquisas interinstitucionais, mas também a propagação de seus resultados por intermédio, por exemplo, desta obra.pt_BR
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