Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38255
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Antônio Roberto | - |
dc.contributor.author | Fialho, Lia Machado Fiuza | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, José Gerardo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T13:06:42Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T13:06:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, Antônio Roberto; FIALHO, Lia Machado Fiuza; VASCONCELOS, José Gerardo (Orgs). História, Memória e Educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos. Fortaleza: EdUECE, 2018. 193 p.: il. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-648-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38255 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação e Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação e Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Educação – Métodos Biográficos | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em Educação | pt_BR |
dc.title | História, memória e educação: aspectos conceituais e teórico-epistemológicos | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O livro História, Memória e Educação: Aspectos Conceituais e Teórico-Epistemológicos é oriundo da articulação acadêmica entre líderes de três grupos de pesquisas chancelados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a saber: “Gestão de Políticas Sociais”, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- -Brasileira (GPS/Unilab); “Núcleo de História e Memória da Educação”, da Universidade Federal do Ceará (Nhime/UFC); e “Práticas Educativas, Memórias e Oralidades”, da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Antônio Roberto Xavier, Lia Machado Fiuza Fialho e José Gerardo Vasconcelos são os estudiosos coordenadores de grupos de pesquisas no campo da História da Educação que se dedicaram à escrita conjunta desta obra ímpar, que aprofunda o debate sobre História e Educação, promovendo abordagens conceituais e metodológicas. Tal articulação foi possível desde as semelhanças entre as pesquisas realizadas nos últimos anos pelos pesquisadores supramencionados – com ênfase na educação de mulheres, em especial nas biografias de educadoras – e o financiamento pelo CNPq ao projeto “Educadoras no Ceará do século XX: formação docente, práticas e representações”, que pôde impulsionar estudos acerca da História da Educação no Nordeste brasileiro. Esse organismo possibilitou recursos para empreender não apenas pesquisas interinstitucionais, mas também a propagação de seus resultados por intermédio, por exemplo, desta obra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_liv_arxavier2.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.