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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação escolar nos Conselhos de Classe: categorias do juízo professoral
Título(s) alternativo(s): Evaluación escolar en los Consejos de Clase: categorías del juicio profesoral
L’évaluation scolaire aux Conseils de classe : les catégories d’entendement des enseignants
Título em inglês: Evaluation of School Board meetings: teachers’ assessment categories
Autor(es): Earp, Maria de Lourdes Sá
Palavras-chave: Observação participante;Pesquisa qualitativa em escolas;Etnografia;Conselho de classe
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)
Citação: EARP, Maria de Lourdes Sá. Avaliação escolar nos Conselhos de Classe: categorias do juízo professoral. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 14, p. 166-185, jul./dez. 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever o juízo professoral de estudantes nos Conselhos de Classe. Quais os modos de julgamento dos professores? Que aluno é bem ou mal julgado e a partir de que critérios? Como opera a reprovação na avaliação e classificação dos alunos? Essas indagações foram respondidas a partir de dados colhidos de forma etnográfica em Conselhos de Classe de uma escola de ensino fundamental da cidade do Rio de Janeiro. O juízo professoral foi reunido em categorias construídas a partir de frases proferidas pelos agentes nos conselhos. A descrição e análise dos registros revelaram que o juízo professoral segue uma lógica de julgamento mais moral do que escolar. Nesse sentido, o diagnóstico e as soluções para as dificuldades de aprendizagem dos alunos são remetidos para fora da escola, sendo a reprovação o modo escolar legítimo de seleção dos alunos indesejáveis do ponto de vista docente.
Abstract: This work aims at describing teachers‟ assessment of students in School Board meetings. What are teachers‟ ways of judging? What students are well or poorly judged and under what criteria? What role does failure play on students‟ evaluation and classification? These questions have been answered based on the data collected ethnographically in school board meetings in an elementary school in Rio de Janeiro. Teachers‟ assessment has been assembled in categories framed according to sentences uttered by school board agents in meetings. The description and analysis of the records have revealed that teachers‟ assessment follows a moral judgmental logic rather than an educational one. Thus, the diagnostic and the solution to students‟ learning difficulties are consigned out of school, and failure is the school genuine way to single out unwanted students from teachers‟ point of view.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38251
ISSN: 2176-9923 (online)
1984-3100 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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