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Tipo: Artigo de Periódico
Título : Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): uma proposta de avaliação em profundidade
Otros títulos : Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (Pronera): una propuesta de evaluación en profundidad
Le Programme National d’Éducation de la Réforme Agraire (Pronera) : une proposition d’évaluation en profondeur
Título en inglés: National Agrarian Reform Education Program (Pronera): a proposal for in-depth evaluation
Autor : Castro, Vânia Maria Vasconcelos de
Melo, Conceição Coutinho
Palabras clave : Pronera;Política pública;Avaliação em profundidade
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)
Citación : CASTRO, Vânia Maria Vasconcelos de; MELO, Conceição Coutinho. Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera): uma proposta de avaliação em profundidade. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 14, p. 96-107, jul./dez. 2014.
Resumen en portugués brasileño: O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera surge, no final da década de 1990, como uma resposta governamental à pressão de vários atores sociais que se mobilizaram pela institucionalização e ampliação da Educação do Campo. No entanto, somente em 2010, o Pronera é implementado como política pública. Desde sua criação, duas pesquisas com abordagem quantitativa foram realizadas – I e II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pnera) pelo Incra/Inep. Em suas análises, principalmente os resultados quantitativos dessas pesquisas são levados em consideração. Devido à importância dessa política para movimentos sociais, universidades e populações do campo, atentamos para a necessidade de realizar uma avaliação em âmbito nacional, que leve em consideração a compreensão e a interpretação dessa política junto aos sujeitos sociais envolvidos, por se tratar de uma abordagem adequada dentre as possibilidades teórico-metodológicas no campo de avaliação em políticas públicas – a Avaliação em Profundidade.
Abstract: The National Agrarian Reform Education Program – Pronera – arises in the late 1990s as a government’s response to the pressure from various social actors that rallied to the institutionalization and expansion of Rural Education. It is only in 2010 that Pronera is implemented as a public policy. Since it first appeared, two quantitative surveys have been carried out by Incra/Inep – 1st and 2nd National Survey of Agrarian Reform Education (Pnera) – and the analyses of these surveys focus mainly on the quantitative results. The importance of such policy for the social movements, universities, and rural populations pushes to the development of a national evaluation that takes into account the way the social subjects involved perceive and understand it. Among the possible theoretical and methodological approaches in the field of public policy evaluation, the in-depth evaluation has proved to be the most appropriate one.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38247
ISSN : 2176-9923 (online)
1984-3100 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: MAPP - Artigos publicados em revistas científicas

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