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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Dinheiro direto na escola: um olhar avaliativo sobre o Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino de Fortaleza
Título(s) alternativo(s): Dinero en la escuela: una mirada evaluativa sobre el Programa de Mantenimiento y Desarrollo de la Educación en Fortaleza
De l’argent placé directement à l’école: un regard évaluatif sur le Programme pour l’Entretien et le Développement de l’Éducation à Fortaleza
Título em inglês: Funds directly at school: an evaluative look at the Program for the Maintenance and Development of Education in Fortaleza
Autor(es): Campelo, João Inácio
Palavras-chave: Avaliação;Educação;Autonomia;Gestão democrática
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL)
Citação: CAMPELO, João Inácio. Dinheiro direto na escola: um olhar avaliativo sobre o Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino de Fortaleza. Revista Avaliação de Políticas Públicas (AVAL), Fortaleza, ano 6, v. 1, n. 11/12, p. 69-92, jan./dez. 2013.
Resumo: O objetivo do artigo é tecer considerações avaliativas sobre o Programa de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (PMDE), no contexto da reforma educacional brasileira, e suas implicações para a gestão da escola pública do município de Fortaleza. A intenção foi elencar possíveis elementos indicativos das categorias que embasaram a criação do programa – descentralização, transparência, participação, autonomia e gestão democrática – presentes na implementação e execução do Programa e no cotidiano das escolas públicas municipais. A metodologia da pesquisa levou em consideração as peculiaridades das escolas da amostra, as relações de força manifestas e as especificidades presentes na materialização desta política governamental. A pesquisa realizou-se em duas unidades escolares: uma pertencente à Secretaria Executiva Regional (SER) I e outra à SER VI. Ao final apresentamos uma síntese a partir do marco referencial de análise e dos pontos destacados no decorrer da pesquisa, como: a relação público/privado, a gestão democrática e a descentralização/centralização.
Abstract: The aim of this article is to provide evaluative considerations about the Program for the Maintenance and Development of Education (PMDE), in the context of the Brazilian educational reform, and its implications for the management of public schools in Fortaleza. Our objective was to identify possible indicative elements of categories that supported the creation of the program – decentralization, transparency, participation, autonomy = and democratic management – which are present in the implementation and execution of the Program on a daily basis in public schools. The research methodology took into account the peculiarities of the schools in the sample, the manifest relations of strength and the specificities present in the execution of this government policy. The research was carried out in two school units belonging to different municipal subdivisions: SER* I and SER VI. At the end, we present a synthesis considering the landmark analysis and the points highlighted along the research such as: the public / private relation, democratic management and decentralization / centralization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38236
ISSN: 2176-9923 (online)
1984-3100 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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