Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Veras, Neide Fernandes Monteiro | - |
dc.contributor.author | Campos, Rita Mascarenhas | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T17:01:10Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T17:01:10Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Rita Mascarenhas. Avaliação do ensino e da aprendizagem: conceitos, concepções e contextualização histórica. 2005. 51.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38202 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Avaliação do ensino e da aprendizagem: conceitos, concepções e contextualização histórica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é uma reflexão sobre o tema Avaliação da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem. Trata de um assunto bastante estudado, mas continua novo por força da polêmica que sempre desperta no meio educacional. Para que serve a avaliação? Por que se avalia? Como avaliar? Quando avaliar? O que avaliar? Essas são algumas das perguntas que, ainda, hoje suscitam dúvidas em muitos educadores. A busca de respostas a estas indagações motivou a escolha do tema. O estudo aborda a importância da avaliação no ensino-aprendizagem, tendo como objetivo buscar modelos alternativos sob o processo de como avaliar, diminuindo a ênfase da nota na avaliação. Apresenta uma revisão da literatura, onde são expressas as definições dos autores sobre o que avaliar, qual o papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem, como também enfocam a questão das notas ou conceitos. O conteúdo busca compreender a avaliação ao longo da história da educação. Os objetos de estudo deste trabalho são: - como o processo avaliativo é concebido mediante as tendências pedagógicas; - quais as tendências avaliativas atuais; - quais são as alternativas de aplicação da avaliação da aprendizagem. Este estudo demonstrou que a avaliação tem um papel muito mais amplo, além do mero julgamento do aproveitamento escolar do aluno, o qual deve ser avaliado em função de toda uma teoria de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_rmcampos.pdf | 262,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.