Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Neide Fernandes Monteiro-
dc.contributor.authorCampos, Rita Mascarenhas-
dc.date.accessioned2018-12-19T17:01:10Z-
dc.date.available2018-12-19T17:01:10Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCAMPOS, Rita Mascarenhas. Avaliação do ensino e da aprendizagem: conceitos, concepções e contextualização histórica. 2005. 51.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38202-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da Qualidade do Ensino e da Aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleAvaliação do ensino e da aprendizagem: conceitos, concepções e contextualização históricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é uma reflexão sobre o tema Avaliação da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem. Trata de um assunto bastante estudado, mas continua novo por força da polêmica que sempre desperta no meio educacional. Para que serve a avaliação? Por que se avalia? Como avaliar? Quando avaliar? O que avaliar? Essas são algumas das perguntas que, ainda, hoje suscitam dúvidas em muitos educadores. A busca de respostas a estas indagações motivou a escolha do tema. O estudo aborda a importância da avaliação no ensino-aprendizagem, tendo como objetivo buscar modelos alternativos sob o processo de como avaliar, diminuindo a ênfase da nota na avaliação. Apresenta uma revisão da literatura, onde são expressas as definições dos autores sobre o que avaliar, qual o papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem, como também enfocam a questão das notas ou conceitos. O conteúdo busca compreender a avaliação ao longo da história da educação. Os objetos de estudo deste trabalho são: - como o processo avaliativo é concebido mediante as tendências pedagógicas; - quais as tendências avaliativas atuais; - quais são as alternativas de aplicação da avaliação da aprendizagem. Este estudo demonstrou que a avaliação tem um papel muito mais amplo, além do mero julgamento do aproveitamento escolar do aluno, o qual deve ser avaliado em função de toda uma teoria de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_rmcampos.pdf262,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.