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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Lopes, Orquidéa Russo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-19T17:01:04Z | - |
dc.date.available | 2018-12-19T17:01:04Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Orquidéa Russo. Diretrizes políticas e avaliativas do fracasso escolar. 2006. 51.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38201 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Diretrizes políticas e avaliativas do fracasso escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A finalidade principal deste trabalho é contribuir com o debate atual sobre a temática “fracasso escolar”, pretendendo ser um instrumento capaz de auxiliar os educadores. Na busca desta articulação, foi organizada uma proposta informativa e discursiva para melhor traduzir as avaliações teóricas sobre o fracasso escolar. Na proposta do seu formato, o trabalho “Diretrizes Políticas e Avaliativas do Fracasso Escolar” foi dividido em quatro capítulos, nos quais estão subdivididos em temas. Selecionamos para o primeiro capítulo conceitos e teorias do fracasso escolar, dimensionando o fracasso escolar em relação às propostas do governo, traçando a trajetória do fracasso escolar na história do ensino no Brasil e redefinindo o fracasso nas escolas brasileiras dando outros enfoques. No segundo capítulo relacionamos os fatores causais ao fracasso escolar, abordando cada um em sua dimensão. Os fatores orgânicos, psicológicos, familiares, pedagógicos, sociais e culturais. No terceiro capítulo classificamos a evasão e repetência como os principais impactos do fracasso escolar no individuo e na sociedade. No quarto e último capítulo fala das estratégias de superação do fracasso escolar que a família, a escola, sociedade devem seguir para obter o equilíbrio no combate ao fracasso escolar. E ainda este capítulo vem interpretando fracasso escolar nas políticas educativas e políticas participativas. As reflexões criticas revelam como o assunto fracasso escolar apresentado neste trabalho tem muito a ver com a atualidade do ensino no país. A expectativa é favorecer aos educadores em suas práticas pedagógicas, bem como aqueles que, de uma maneira formal ou informal, estão empenhados em projetos educativos que formem educandos inteligentes e felizes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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