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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorLopes, Orquidéa Russo-
dc.date.accessioned2018-12-19T17:01:04Z-
dc.date.available2018-12-19T17:01:04Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLOPES, Orquidéa Russo. Diretrizes políticas e avaliativas do fracasso escolar. 2006. 51.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38201-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleDiretrizes políticas e avaliativas do fracasso escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA finalidade principal deste trabalho é contribuir com o debate atual sobre a temática “fracasso escolar”, pretendendo ser um instrumento capaz de auxiliar os educadores. Na busca desta articulação, foi organizada uma proposta informativa e discursiva para melhor traduzir as avaliações teóricas sobre o fracasso escolar. Na proposta do seu formato, o trabalho “Diretrizes Políticas e Avaliativas do Fracasso Escolar” foi dividido em quatro capítulos, nos quais estão subdivididos em temas. Selecionamos para o primeiro capítulo conceitos e teorias do fracasso escolar, dimensionando o fracasso escolar em relação às propostas do governo, traçando a trajetória do fracasso escolar na história do ensino no Brasil e redefinindo o fracasso nas escolas brasileiras dando outros enfoques. No segundo capítulo relacionamos os fatores causais ao fracasso escolar, abordando cada um em sua dimensão. Os fatores orgânicos, psicológicos, familiares, pedagógicos, sociais e culturais. No terceiro capítulo classificamos a evasão e repetência como os principais impactos do fracasso escolar no individuo e na sociedade. No quarto e último capítulo fala das estratégias de superação do fracasso escolar que a família, a escola, sociedade devem seguir para obter o equilíbrio no combate ao fracasso escolar. E ainda este capítulo vem interpretando fracasso escolar nas políticas educativas e políticas participativas. As reflexões criticas revelam como o assunto fracasso escolar apresentado neste trabalho tem muito a ver com a atualidade do ensino no país. A expectativa é favorecer aos educadores em suas práticas pedagógicas, bem como aqueles que, de uma maneira formal ou informal, estão empenhados em projetos educativos que formem educandos inteligentes e felizes.pt_BR
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