Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38200
Type: TCC
Title: Meta-avaliação dos procedimentos de avaliação escolar
Authors: Almeida, Nadyjanayra Silveira de
Advisor: Veras, Neide Fernandes Monteiro
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Verificação do rendimento escolar
Issue Date: 2006
Citation: ALMEIDA, Nadyjanayra Silveira de. Meta-avaliação dos procedimentos de avaliação escolar. 2006. 47.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Abstract in Brazilian Portuguese: O trabalho ora apresentado é uma reflexão a cerca da avaliação da aprendizagem e dos mecanismos que compõem esse processo de verificação do rendimento escolar, tão discutido e analisado por diversos estudiosos. Embora seja um tema bastante pesquisado há várias décadas, não é considerado ultrapassado, uma vez que está sempre gerando polêmica nos meios acadêmico e escolar. O quê e como avaliar ainda são questionamentos latentes no cotidiano de muitos educadores que não usam as provas escolares como um meio mais simples para se aferir uma nota a um indivíduo para posteriormente julgá-lo quanto à sua capacidade de seguir os estudos adiante. Avaliar os instrumentos de avaliação escolar, numa perspectiva integral resultou tarefa que depreende tempo e muita pesquisa. O que se propõe nas próximas páginas é verificar como tal processo é possível mesmo em condições tão adversas por que passa a educação brasileira. Meta-avaliação dos instrumentos de avaliação da aprendizagem ainda é um assunto a ser bastante explorado e que pode, e muito, contribuir para mudanças no cenário educacional que se verifica atualmente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38200
Appears in Collections:EAPEAA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_nsalmeida.pdf298,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.