Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38200
Type: | TCC |
Title: | Meta-avaliação dos procedimentos de avaliação escolar |
Authors: | Almeida, Nadyjanayra Silveira de |
Advisor: | Veras, Neide Fernandes Monteiro |
Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Verificação do rendimento escolar |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | ALMEIDA, Nadyjanayra Silveira de. Meta-avaliação dos procedimentos de avaliação escolar. 2006. 47.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho ora apresentado é uma reflexão a cerca da avaliação da aprendizagem e dos mecanismos que compõem esse processo de verificação do rendimento escolar, tão discutido e analisado por diversos estudiosos. Embora seja um tema bastante pesquisado há várias décadas, não é considerado ultrapassado, uma vez que está sempre gerando polêmica nos meios acadêmico e escolar. O quê e como avaliar ainda são questionamentos latentes no cotidiano de muitos educadores que não usam as provas escolares como um meio mais simples para se aferir uma nota a um indivíduo para posteriormente julgá-lo quanto à sua capacidade de seguir os estudos adiante. Avaliar os instrumentos de avaliação escolar, numa perspectiva integral resultou tarefa que depreende tempo e muita pesquisa. O que se propõe nas próximas páginas é verificar como tal processo é possível mesmo em condições tão adversas por que passa a educação brasileira. Meta-avaliação dos instrumentos de avaliação da aprendizagem ainda é um assunto a ser bastante explorado e que pode, e muito, contribuir para mudanças no cenário educacional que se verifica atualmente. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38200 |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_nsalmeida.pdf | 298,51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.