Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38194
Type: | TCC |
Title: | O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar |
Authors: | Araújo, Janice Caldas |
Advisor: | Veras, Neide Fernandes Monteiro |
Keywords: | Planejamento;Práticas Educativas |
Issue Date: | 2006 |
Citation: | ARAÚJO, Janice Caldas. O planejamento estratégico do ensino na instituição escolar. 2006. 41.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O planejamento é uma atividade essencialmente humana que prevê uma ação a ser realizada, resultando, em algumas atividades, num processo de reflexão e ação sobre a prática em curso. A escola necessita de um planejamento que organize a sua prática educativa e melhore seus resultados. Durante muito tempo, o planejamento escolar aconteceu de forma bastante autoritária. Os planos e programas eram pré-determinados por especialistas que atuavam longe das escolas, cabendo aos professores a tarefa de executá-los. Desta forma, não havia a participação da comunidade escolar nas decisões e na concepção dos planos. O planejamento escolar era entendido como uma atividade burocrática, de preenchimento de papéis, sendo realizado apenas para cumprir ordens. Em face a esta realidade, o planejamento estratégico do ensino é uma abordagem inovadora que busca rever a missão da escola através de um trabalho de participação envolvendo toda a comunidade escolar, valorizando seu saber, anseios e necessidades. Através dele todo o segmento escolar participa do planejamento, discutindo e analisando a situação da sociedade global e da escola, decidindo sobre a sua missão, objetivos e estratégias de ação, dividindo tarefas e responsabilidades. O Plano de Desenvolvimento da Escola e o Projeto Pedagógico Curricular são entendidos como instrumentos do Planejamento Estratégico do Ensino, pois são elaborados de acordo com os seus princípios. Entretanto, tais instrumentos só terão sentido se colocados em prática. A metodologia adotada para a elaboração deste estudo segue as diretrizes da pesquisa bibliográfica. O pensar estrategicamente não pode se esgotar na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola e do Projeto Pedagógico Curricular, ao contrário, deve fazer parte da cultura organizacional da escola, dinamizando a ação educativa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38194 |
Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_tcc_jcaraújo.pdf | 253,68 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.