Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38145| Type: | TCC |
| Title: | As ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedade |
| Authors: | Ferraz, Cyntia Kelly de Sousa |
| Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
| Keywords: | Ciências sociais;Contextualização das ciências sociais |
| Issue Date: | 2006 |
| Citation: | FERRAZ, Cyntia Kelly de Sousa. As ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedade. 2006. 41f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente estudo busca entender e justificar a importância das ciências sociais no currículo escolar do ensino médio, mais especificamente expor sua capacidade de formação de agentes transformadores da sociedade. Para tanto se tornou necessário a compreensão de algumas categorias analíticas básicas que serão abordadas no decorrer do trabalho: diretrizes da educação, a contextualização das ciências sociais e o papel da escola. A pesquisa foi realizada através de bibliografia previamente selecionada. Ao longo da elaboração do trabalho pôde-se perceber o quão urgente se faz a implementação da disciplina de sociologia nas escolas como forma de apoiar o desenvolvimento social, visto as mudanças explícitas nos papéis familiares e a sobrecarga nas escolas, que antes cuidavam do aspecto da educação com o apoio das famílias e agora, principalmente nas camadas mais baixas, se tornou a única referência de educação que muitos jovens recebem. O surgimento dessas novas necessidades ocorre de maneira acelerada no ponto de vista social, que não estabeleceu modelos de comportamentos a serem seguidos nesses casos e principalmente para a classe marginalizada. Dessa forma, percebemos que muito ainda há de ser mudado e aperfeiçoado para a evolução da sociedade de maneira que as transformações históricas que as relações sociais e, conseqüentemente, a família e a escola vem enfrentando não comprometam o convívio social. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38145 |
| Appears in Collections: | EAPEAA - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2006_tcc_cksferraz.pdf | 488,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.