Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38117
Tipo: TCC
Título: Avaliação psicológica:sua contribuição para a reparação do auto-conceito do adolescente em conflito com a lei
Autor(es): Araújo, Iana Martins
Orientador: Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Psicologia Jurídica;Adolescente em Conflito com a Lei;Avaliação Psicológica
Data do documento: 2008
Citação: ARAÚJO, Iana Martins. Avaliação psicológica:sua contribuição para a reparação do auto-conceito do adolescente em conflito com a lei. 2008. 59f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008.
Resumo: O trabalho tem como objetivo abordar a contribuição da avaliação psicológica para a reparação do auto-conceito do adolescente em conflito com a lei. É feita uma revisão da literatura sobre a Psicologia Jurídica e sua atuação na Área da Infância e da Juventude; da categoria adolescente e do perfil do adolescente autor de ato infracional. Posteriormente, o recurso do psicodiagnóstico é exposto e sugerida sua utilização com o fim de uma intervenção mais adequada e exitosa para esse adolescente. Dessa forma, o procedimento pode favorecer elementos para que o adolescente elabore um novo conceito sobre si mesmo e, conseqüentemente, transforme suas atitudes. Salienta-se, que na lida com essa clientela, faz-se necessário o devido cuidado de não lhe atribuir individualmente a culpa pelo estado de exclusão, desvalorização e de anonimato em que se encontra. Há que se considerar o contexto socioeconômico e cultural em que esse jovem está inserido e as influências que lhe afetam.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38117
Aparece nas coleções:EAP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tcc_imaraujo.pdf258,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.