Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37804
Tipo: TCC
Título: Formação e avaliação do vínculo escola-família: os dois principais contextos para a criança
Autor(es): Pinheiro, Ivania Maria
Orientador: Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Vínculo Escola-Família;Teoria do Vínculo de Pichón-Rivière;Desenvolvimento Infantil
Data do documento: 2004
Citação: Pinheiro, I. M.; Viana, T. V. (2004)
Resumo: O presente trabalho analisa a importância da formação e avaliação do vínculo Escola-Família no processo de desenvolvimento da criança. Sob a perspectiva da Teoria do Vínculo de Pichón-Rivière, aborda aspectos importantes sobre o vínculo. Mostra-se o processo de socialização como formador de vínculos e sua influência no vínculo das duas principais instituições para o desenvolvimento infantil (Escola e Família). Enfoca a família e a escola como sistemas e discorre sobre como são formados os vínculos em cada um deles, quais as diferenças dos vínculos familiares e os da escola e a importância de cada um no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança. Contextualiza as instituições sócio-historicamente e mostra maneiras de incentivar e estabelecer o vínculo Escola-Família. Finaliza o estudo enfatizando a importância da avaliação desse vínculo e contribui com questões reflexivas para essa avaliação.
Descrição: PINHEIRO, Ivania Maria. Formação e avaliação do vínculo escola-família: os dois principais contextos para a criança. 2004. 37f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação, Fortaleza (CE), 2004.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37804
Aparece nas coleções:EAPISE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_tcc_impinheiro.pdf249,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.