Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37804
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Viana, Tania Vicente | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Ivania Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T15:40:24Z | - |
dc.date.available | 2018-11-29T15:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, I. M.; Viana, T. V. (2004) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37804 | - |
dc.description | PINHEIRO, Ivania Maria. Formação e avaliação do vínculo escola-família: os dois principais contextos para a criança. 2004. 37f.- TCC ( Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Avaliação Psicológica Interventiva na Saúde e na Educação, Fortaleza (CE), 2004. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Vínculo Escola-Família | pt_BR |
dc.subject | Teoria do Vínculo de Pichón-Rivière | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.title | Formação e avaliação do vínculo escola-família: os dois principais contextos para a criança | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho analisa a importância da formação e avaliação do vínculo Escola-Família no processo de desenvolvimento da criança. Sob a perspectiva da Teoria do Vínculo de Pichón-Rivière, aborda aspectos importantes sobre o vínculo. Mostra-se o processo de socialização como formador de vínculos e sua influência no vínculo das duas principais instituições para o desenvolvimento infantil (Escola e Família). Enfoca a família e a escola como sistemas e discorre sobre como são formados os vínculos em cada um deles, quais as diferenças dos vínculos familiares e os da escola e a importância de cada um no desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança. Contextualiza as instituições sócio-historicamente e mostra maneiras de incentivar e estabelecer o vínculo Escola-Família. Finaliza o estudo enfatizando a importância da avaliação desse vínculo e contribui com questões reflexivas para essa avaliação. | pt_BR |
Appears in Collections: | EAPISE - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2004_tcc_impinheiro.pdf | 249,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.