Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37623
Tipo: | TCC |
Título : | O caminhar da inclusão |
Autor : | Teixeira, Débora Maria Chaves Braga |
Tutor: | Alencar, Maristela Lage |
Palabras clave : | Revisão teórica sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano,;Histórico da inclusão;Inclusão social |
Fecha de publicación : | 2003 |
Citación : | Teixeira, D. M. C. B.; Alencar, M. L. (2003) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho centra-se na construção de uma proposta inclusiva do Colégio Shalom, bem como desenvolver e atualizar a revisão teórica sobre a aprendizagem e desenvolvimento humano, estudando a concepção de autores que contribuem nesse processo. O seu roteiro inicia-se com o histórico da inclusão no mundo e no Brasil ressaltando as conquistas e avanços, como também, procura despertar a visão crítica da realidade que estamos inseridos no que diz respeito às bases legais em vigência, para não acomodar e sim fortalecer os direito declarados. A partir dos princípios inclusivos, fundamentar e sistematizar a prática do professor, bem como despertar e sensibilizar o corpo discente, corpo administrativo e a família na condição de parceiros que estabelecem uma rede de apoio. A sondagem a respeito da inclusão com o corpo docente e discente configura a realidade onde este trabalho será desenvolvido como forma de fornecer elementos significativos para a reorganização da proposta pedagógica, norteando caminhos para a operacionalização. A amostra relata existir, por parte de ambos, uma grande aceitação e disposição para o desenvolvimento, compromisso e desejo de aprofundar a teoria com estudos e debates colaborando de forma direta a concretização da inclusão de todos na aprendizagem e na participação das atividades sociais. A família como estrutura básica tem papel determinante no desempenho da aprendizagem e, por conseguinte, no processo inclusivo do aluno. A proposta, portanto, é ressiginificar a prática pedagógica na escola através da remoção de barreias conceituais, atitudinais e política-administrativa, fortalecendo as relações intra e interpessoais de todos que compõem a comunidade escolar. |
Descripción : | TEIXEIRA, Débora Maria Chaves Braga. O caminhar da inclusão. 2003. 115f.- TCC ( Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Inclusão da Criança Especial no Sistema Regular de Ensino Fortaleza (CE), 2003. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37623 |
Aparece en las colecciones: | EICESREUFC - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_tcc_dmcbteixeira.pdf | 864,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.