Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37565
Tipo: | TCC |
Título: | Ronda escolar nas escolas públicas de Fortaleza: uma análise do Programa ROPE o caso da Escola Municipal De Ensino Fundamental José Ayrton Teixeira |
Autor(es): | Moraes Neto, José Bispo de |
Orientador: | Sá, Leonardo Damasceno de |
Palavras-chave: | Processos;Prevenção;Experiência vivida |
Data do documento: | 2009 |
Citação: | Moraes Neto, J. B.; Sá, L. D. (2009) |
Resumo: | Esta pesquisa foi realizada com guardas que integram o pelotão de ronda escolar da Guarda Municipal e Defesa Civil de fortaleza, alunos e funcionários da escola de Ensino Fundamental José Ayrton Teixeira. O trabalho tem como objetivo geral avaliar os serviços prestados pelo pelotão de ronda preventiva escolar (ROPE) no tocante a segurança preventiva e ostensiva naquela Escola. Os objetivos específicos estão direcionados a analisar a metodologia e eficácia do pelotão ROPE , junto à Escola, bem como, mensurar o grau de satisfação dos gestores, professores, estudantes e funcionários daquela instituição de ensino com relação à segurança prestada pelo pelotão ROPE. Pretende-se ainda mostrar como se processa os procedimentos práticos quanto às ocorrências e situações adversas na escola e em seu entorno, baseado na legalidade e legitimidade. A fim de entender o serviço de patrulhamento realizado pelo ROPE nas escolas do município de Fortaleza, foi feita junto a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza uma pesquisa documental buscando compreender sua estrutura, divisão operacional, atribuições e competências. Numa concepção mais ampla discutiu-se a inserção, a participação, a importância e o papel das Guardas municipais no Plano de Segurança pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A pesquisa qualitativa foi escolhida como abordagem metodológica deste trabalho devido à especificidade de seu objeto, foram analisados os diversos papéis e personagens produzidos na vida dos participantes, relacionando os comportamentos divergências e convergências, na tentativa de diagnosticar problemas e apontar soluções. Concluiu-se que a Ronda Preventiva Escolar possui recursos logístico e afetivo pessoal limitado para oferecer segurança às escolas do município de Fortaleza, fato comprovado nas falas dos entrevistados. |
Descrição: | MORAES NETO, José Bispo de. Ronda escolar nas escolas públicas de Fortaleza: uma análise do Programa ROPE o caso da Escola Municipal De Ensino Fundamental José Ayrton Teixeira. 2009. 69f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Policiamento Comunitário, Fortaleza (CE), 2009. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37565 |
Aparece nas coleções: | EPC - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2009_tcc_jbmoraesneto.pdf | 829,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.