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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Leonardo Damasceno de-
dc.contributor.authorMoraes Neto, José Bispo de-
dc.date.accessioned2018-11-22T11:21:50Z-
dc.date.available2018-11-22T11:21:50Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMoraes Neto, J. B.; Sá, L. D. (2009)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37565-
dc.descriptionMORAES NETO, José Bispo de. Ronda escolar nas escolas públicas de Fortaleza: uma análise do Programa ROPE o caso da Escola Municipal De Ensino Fundamental José Ayrton Teixeira. 2009. 69f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização em Policiamento Comunitário, Fortaleza (CE), 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcessospt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectExperiência vividapt_BR
dc.titleRonda escolar nas escolas públicas de Fortaleza: uma análise do Programa ROPE o caso da Escola Municipal De Ensino Fundamental José Ayrton Teixeirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa foi realizada com guardas que integram o pelotão de ronda escolar da Guarda Municipal e Defesa Civil de fortaleza, alunos e funcionários da escola de Ensino Fundamental José Ayrton Teixeira. O trabalho tem como objetivo geral avaliar os serviços prestados pelo pelotão de ronda preventiva escolar (ROPE) no tocante a segurança preventiva e ostensiva naquela Escola. Os objetivos específicos estão direcionados a analisar a metodologia e eficácia do pelotão ROPE , junto à Escola, bem como, mensurar o grau de satisfação dos gestores, professores, estudantes e funcionários daquela instituição de ensino com relação à segurança prestada pelo pelotão ROPE. Pretende-se ainda mostrar como se processa os procedimentos práticos quanto às ocorrências e situações adversas na escola e em seu entorno, baseado na legalidade e legitimidade. A fim de entender o serviço de patrulhamento realizado pelo ROPE nas escolas do município de Fortaleza, foi feita junto a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza uma pesquisa documental buscando compreender sua estrutura, divisão operacional, atribuições e competências. Numa concepção mais ampla discutiu-se a inserção, a participação, a importância e o papel das Guardas municipais no Plano de Segurança pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A pesquisa qualitativa foi escolhida como abordagem metodológica deste trabalho devido à especificidade de seu objeto, foram analisados os diversos papéis e personagens produzidos na vida dos participantes, relacionando os comportamentos divergências e convergências, na tentativa de diagnosticar problemas e apontar soluções. Concluiu-se que a Ronda Preventiva Escolar possui recursos logístico e afetivo pessoal limitado para oferecer segurança às escolas do município de Fortaleza, fato comprovado nas falas dos entrevistados.pt_BR
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