Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37519
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A realidade da educação de jovens e adultos em uma escola pública municipal
Título en inglés: The reality of youth and adult education in a municipal public school
Autor : Xavier, Antônio Roberto
Costa, Elisângela André da Silva
Sampaio, Maria Angerlane
Palabras clave : EJA;Política Educacional;Paulo Freire;Ensino;Educational Politics;Teaching
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Citación : XAVIER, Antônio Roberto; COSTA, Elisângela André da Silva; SAMPAIO, Maria Angerlane. A realidade da educação de jovens e adultos em uma escola pública municipal. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 4, n. 10, Fev. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo analisa o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos como direito e modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada no ano de 2017 em uma turma de EJA III, correspondente aos 6º e 7º anos do ensino fundamental na escola pública municipal Francisco Rocha Ramos, Centro, Acarape, Ceará. Trata-se de uma pesquisa básica do tipo descritiva quanto ao objetivo e qualitativa quanto à abordagem. Em relação ao procedimento técnico empregou-se o estudo de caso. A pesquisa aponta para avanços e desafios presentes ao longo da história da educação no Brasil e apresenta a perspectiva freireana como um importante referencial que sustenta as orientações curriculares das instituições públicas de ensino, indicando a necessidade de mobilização social como elemento de luta e defesa do direito da população à educação pública, gratuita e de qualidade, inclusive para a EJA. Conclui-se, acentuando que os estudantes que fazem parte do ensino da EJA necessitam de estímulo e apoio para permanecerem em sala de aula. Deste modo, é fundamental que os docentes tenham acesso a formações que explorem suas habilidades e busquem novas alternativas de conhecimentos significativos e identitários para os discentes de EJA.
Abstract: This article analyzes the functioning of Youth and Adult Education as a right and modality of education. The research was carried out in 2017, in an EJA III class, corresponding to the 6th and 7th years of elementary school in the municipal public school Francisco Rocha Ramos, Centro, Acarape, Ceará. It is a basic research of the descriptive type regarding the objective and qualitative regarding the approach. In relation to the technical procedure, the case study was used. The research points to present advances and challenges throughout the history of education in Brazil and presents the Freirean perspective as an important reference point that supports the curricular guidelines of public educational institutions, indicating the need for social mobilization as an element of struggle and defense of the right of the population to free, quality public education, including for the EJA. It concludes by emphasizing that students who are part of the EJA education need encouragement and support to remain in the classroom. In this way, it is fundamental that teachers have access to formations that explore their abilities and search for new alternatives of knowledge and identity for students of EJA.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37519
ISSN : 2447-0783
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_arxavier.pdf485,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.