Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37473
Tipo: | TCC |
Título: | A prática da contação de histórias na educação infantil |
Autor(es): | Costa, Shyrlei dos Santos |
Orientador: | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
Palavras-chave: | Educação infantil;Contação de histórias;Literatura infantil |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | Costa, S. S.; Lins, S. G. D. (2015) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar a prática da contação de histórias na educação infantil, mapeando na rotina escolar o tempo, espaço e a disposição das crianças no momento que acontece, bem como analisar como é planejado, observar a participação das crianças e investigar a concepção da professora sobre a importância dessa prática. Essa atividade nesse nível é necessária e imprescindível no processo de desenvolvimento da criança, favorecendo a aprendizagem, contribuindo para potencializar a imaginação, a linguagem e a memória. Este estudo de natureza qualitativa foi realizado junto a três turmas de educação infantil de uma escola pública do município de Fortaleza-CE, ambiente em que se observou a prática da contação de histórias na rotina da educação infantil das três professoras pesquisadas. Analisamos, nesta pesquisa, como é feito o planejamento desse momento, o local e tempo em que ocorreram as atividades, os recursos utilizados pelas professoras, bem como a recepção das crianças na hora da contação. Por fim apresentamos os resultados de uma pesquisa que possibilitou identificarmos a relevância da presença da literatura infantil na rotina dos pequenos como meio de apoio e valorização à contação de histórias, contribuindo para a formação de pequenos leitores. Os resultados da pesquisa nos levaram a refletir sobre a importância dessa atividade na educação infantil, necessitando de um planejamento intencional para executá-la com êxito, pois o presente estudo nos mostrou a carência de conhecimentos teóricos por parte da professora no que diz respeito à contação de histórias, resultando assim em uma prática sem planejamento e estratégias que enriqueçam essa atividade. Palavras-chave: |
Descrição: | COSTA, Shyrlei dos Santos. A prática da contação de histórias na educação infantil. 2015. 52f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37473 |
Aparece nas coleções: | EEI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_sscosta.pdf | 406,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.