Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37473
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares-
dc.contributor.authorCosta, Shyrlei dos Santos-
dc.date.accessioned2018-11-21T11:28:18Z-
dc.date.available2018-11-21T11:28:18Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCosta, S. S.; Lins, S. G. D. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37473-
dc.descriptionCOSTA, Shyrlei dos Santos. A prática da contação de histórias na educação infantil. 2015. 52f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleA prática da contação de histórias na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo investigar a prática da contação de histórias na educação infantil, mapeando na rotina escolar o tempo, espaço e a disposição das crianças no momento que acontece, bem como analisar como é planejado, observar a participação das crianças e investigar a concepção da professora sobre a importância dessa prática. Essa atividade nesse nível é necessária e imprescindível no processo de desenvolvimento da criança, favorecendo a aprendizagem, contribuindo para potencializar a imaginação, a linguagem e a memória. Este estudo de natureza qualitativa foi realizado junto a três turmas de educação infantil de uma escola pública do município de Fortaleza-CE, ambiente em que se observou a prática da contação de histórias na rotina da educação infantil das três professoras pesquisadas. Analisamos, nesta pesquisa, como é feito o planejamento desse momento, o local e tempo em que ocorreram as atividades, os recursos utilizados pelas professoras, bem como a recepção das crianças na hora da contação. Por fim apresentamos os resultados de uma pesquisa que possibilitou identificarmos a relevância da presença da literatura infantil na rotina dos pequenos como meio de apoio e valorização à contação de histórias, contribuindo para a formação de pequenos leitores. Os resultados da pesquisa nos levaram a refletir sobre a importância dessa atividade na educação infantil, necessitando de um planejamento intencional para executá-la com êxito, pois o presente estudo nos mostrou a carência de conhecimentos teóricos por parte da professora no que diz respeito à contação de histórias, resultando assim em uma prática sem planejamento e estratégias que enriqueçam essa atividade. Palavras-chave:pt_BR
Aparece nas coleções:EEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_sscosta.pdf406,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.