Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Ticiana Santiago de-
dc.contributor.authorMaciel, Solange Maria Silvestre-
dc.date.accessioned2018-11-20T13:25:41Z-
dc.date.available2018-11-20T13:25:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationMaciel, S. M. S.; Sá, T. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37443-
dc.descriptionMACIEL, Solange Maria Silvestre. A brincadeira na educação infantil na perspectiva das professoras. 2015. 52f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA brincadeira na educação infantil na perspectiva das professoraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa busca analisar as concepções e as práticas desenvolvidas sobre a brincadeira na perspectiva das professoras do Centro de Educação Infantil – Tempo de Aprender, situado no município de Fortaleza – CE. Assim, conta com uma revisão bibliográfica que situa a temática a ser discutida no âmbito da Educação Infantil. O presente estudo fundamenta-se nas reflexões de Vygotsky (2007) na perspectiva da brincadeira e sua relação intrínseca com o desenvolvimento infantil. A pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, adotando como instrumentos a observação e a entrevista semiestruturada mediante um roteiro elaborado. A observação e a entrevista foram realizadas nos momentos de planejamento e de práticas de três professoras, que atuam em turmas com crianças de 4 e 5 anos. Através da análise dos resultados é possível perceber um grande abismo entre a legislação pertinente, a Educação Infantil e as práticas correntes. As professoras, sujeitos dessa pesquisa ainda não conseguem perceber a brincadeira como uma linguagem essencial ao desenvolvimento infantil e que através dela se amplia as possibilidades para a criança explorar o mundo, interagir com seus pares, vivenciar escolhas, enfim, investigar e experimentar. Com esse estudo, torna-se possível perceber o quanto a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é compreendida pelas respectivas professoras como um preparo para o Ensino Fundamental e que tal visão distancia cada vez mais a brincadeira das práticas desenvolvidas com a criança pequena, negando assim o seu direito de brincar e de ser protagonista em seus processos de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_smsmaciel.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.