Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37426
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira., Joana Adelaide Cabral | - |
dc.contributor.author | Lima, Maria Silvelena Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-19T15:27:35Z | - |
dc.date.available | 2018-11-19T15:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Lima, M. S. G.; Moreira, J. A. C. (2015) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37426 | - |
dc.description | LIMA, Maria Silvelena Gomes de. Contribuições da contação de histórias para o processo de ensino-aprendizagem: experiências de um centro de educação infantil no município de Fortaleza-Ce. 2015. 57f.–TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabajo tiene como objetivo investigar cómo se experimentan diferentes momentos de Cuentacontos para niños de trés años de un Centro de Educación Infantil (CEI), perteneciente a la red pública de Fortaleza-Ce, observando las concepciones y las actividades pedagógicas de los docentes que trabajan allí. Para lograr este fin, hemos elegido un carácter cualitativo de investigación, estructurado a partir del método de estudio de caso. La recopilación de datos se realizó a través de dos instrumentos: entrevistas semi-estructurada y grabación de audio. La fundación de la investigación se basó en los estudios en Coelho (2006), Silva (2007), Oliveira (2007), entre otros. Por lo tanto, buscamos conocer las aportaciones que estos profesionales llevan en sus actividades educativas, utilizando estrategias de Contacuentos. En esta pesquisa, observamos la clase, grabamos y analizamos las prácticas relacionadas con el trabajo escolar con la literatura infantil, que revela si estas acciones contribuyen en el aprendizaje de los niños. En un primer momento, se realizaron entrevistas con dos maestras, capturóse imágenes de profesor-niño-interaciones en el cotidiano del CEI. Entre los resultados de la investigación, percibimos que las maetras tenían variedad en las estratégias y se demostraron atentas a las demandas presentadas por los niños antes, durante y después de Cuentacuentos. Observamos también que la práctica de utilizar diferentes técnicas narrativas ha despertado interés en los niños, por lo tanto, proporciona a ellos el aprendizaje y gusto por diferentes géneros literarios, así como proporciona, de manera concreta, el desarrollo del pensamiento, la creatividad y el lenguaje. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Contação de história | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educación Infantil | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza y Aprendizaje | pt_BR |
dc.subject | Cuentacuentos | pt_BR |
dc.title | Contribuições da contação de histórias para o processo de ensino-aprendizagem: experiências de um centro de educação infantil no município de fortaleza-Ce | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta monografia tem por objetivo investigar como são vivenciados os diferentes momentos de Contação de histórias no Infantil III de um Centro de Educação lnfantil (CEI), pertencente à rede pública de Fortaleza-Ce, observando as concepções e as atividades pedagógicas dos docentes que ali atuam. Para alcançarmos esse fim, optamos por uma investigação de cunho qualitativo, estruturada a partir do método de estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada utilizando dois instrumentos: entrevista semiestruturada e gravação de áudio. A fundamentação da pesquisa teve como base os estudos de Brasil (2009), Silva (2007), Oliveira (2007), Coelho (2006), dentre outros. Desse modo, buscamos conhecer as contribuições que esses profissionais trazem em suas atividades pedagógicas, utilizando estratégias de Contação de história. Nesta pesquisa observarmos, registrarmos e analisarmos as práticas relacionadas ao trabalho escolar com a literatura infantil, desvelando se estas ações contribuem para a aprendizagem dos pequenos. A princípio, realizamos as entrevistas com duas docentes, capturamos imagens das interações professor-criança-literatura no cotidiano do CEI. Entre os resultados da investigação, destacamos que as professoras apresentaram variedade nas estratégias e ainda se mostraram atentas às demandas apresentadas pelas crianças antes, durante e após a Contação de histórias. Constatamos também que a prática de utilizar diferentes técnicas narrativas tem despertado interesse nas crianças e consequentemente, proporciona a elas aprendizagens e gosto pelos diferentes gêneros literários, além de propiciar, de forma concreta, o desenvolvimento do pensamento, da criatividade e da linguagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDEI - Monografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_msglima.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.