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Tipo: TCC
Título : Amostra da realidade do uso do espaço físico na educação infantil no municipio de Caucaia, Ce
Autor : Silva, Magna Dávila Costa da
Tutor: Leite, Maria Ilnair Martins
Palabras clave : Organização do espaço;Educação infantil;Prática do professor;Space Organization;Teacher practice
Fecha de publicación : 2015
Citación : Silva, M. D. C.; Leite, M. I. M. (2015)
Resumen en portugués brasileño: O espaço físico utilizado pela Educação Infantil deve ser visto como sendo um lugar significativo para o processo de desenvolvimento integral da criança, pois é um recurso rico e estimulante a ser utilizado pelos profissionais, como um elemento educador que lhes possibilita desenvolver um trabalho mais criativo e dinâmico, valorizando a interação entre as crianças e destas com outras pessoas, respeitando os ritmos e necessidades de cada criança que se encontra inserida nesse espaço, o qual deve estar devidamente preparado para complementar o processo de desenvolvimento infantil. A base teórica deste trabalho reside no arcabouço do sociointeracionismo e os principais autores citados foram: Horn (2004), Forneiro (1998), Zabalza (1998), Galvão (1995), Zilma (2010), Kuhlmann JR (1998), entre outros. O presente trabalho procura analisar a percepção dos professores da Educação Infantil do município de Caucaia a respeito da utilização do espaço físico da pré-escola. Foram utilizadas duas técnicas que auxiliaram na coleta de dados: a observação e o questionário. A observação aconteceu em uma escola de Educação Infantil localizada no bairro chamado Metrópole, situado no distrito da Jurema em Caucaia/CE, onde, durante dez dias, foram acompanhadas as atividades de uma sala do infantil V, observando as formas que a profissional utilizava os espaços físicos da escola com as crianças, analisando as atividades que aconteciam nesses espaços, como esses momentos de uso do espaço estavam planejados e que compreensão o professor tinha a respeito da organização do espaço e de sua utilização. A aplicação de questionários foi feita com os profissionais que desenvolvem atividades com turmas do Infantil V do município de Caucaia e aconteceu durante um evento de formação de professores, realizado pela Secretaria de Educação municipal. Foram aplicados trinta e dois questionários entre profissionais que atuam nas seis Regiões Escolares, com a seguinte distribuição: Jurema – oito questionários, Sede – cinco questionários, Praia – quatro questionários, BR 020 – cinco questionários, BR222 – seis questionários, e Garrote – quatro questionários. O resultado da pesquisa indica que os espaços disponíveis para a realização das atividades com as crianças são considerados, na maioria dos casos, como pequenos e desconfortáveis. Percebe-se que há falta de conhecimento, por parte dos profissionais, da importância em se utilizar adequadamente os espaços disponíveis para a realização das atividades com as crianças. Palavras-chave:
Abstract: The physical space used by early childhood education should be seen as a significant place for integral development process of the child, it is a rich and stimulating resource to be used by professionals as an educator element that enables the develop a more creative work and dynamic, emphasizing the interaction between children and those with other people, respecting the rhythms and needs of each child is inserted in this space, which must be properly prepared to complement the development of children. The theoretical basis of this work lies in the ‘sociointeracionismo’ framework and the main authors cited were: Horn (2004), Forneiro (1998), Zabalza (1998), Galvão (1995), Zilma (2010), Kuhlmann JR (1998), among others. This paper analyzes the perception of Early Childhood Education teachers in the municipality of Caucaia City about the use of pre-school physical space. We used two techniques that helped in data collection: observation and questionnaire. The observation took place in a school of Early Childhood Education located in the neighborhood called ‘Metropolis’, located in the region of ‘Jurema’ in Caucaia, where, for ten days, the activities of a ‘Infantil V’ room were followed by observing the ways that professional used the school physical spaces with children, analyzing the activities taking place in these areas, as these moments were planned use of space and understanding the teacher had about the organization of space and its use. The questionnaires was made with professionals who engage with groups of ‘Infantil V’ of the municipality of Caucaia and took place over a teacher training event, held by the Department of Municipal Education. Thirty-two questionnaires were applied between professionals working in the six Regions School, with the following distribution: Jurema - eight questionnaires, Headquarters - five questionnaires, Beach - Four questionnaires, 020 BR - five questionnaires, BR222 - six questionnaires, and Garrote - Four questionnaires. The research result shows that the spaces available to carry out the activities with the children are treated in most cases as small and uncomfortable. It is noticed that there is a lack of knowledge on the part of professionals, the importance of the convenient use the spaces available to carry out the activities with the children.
Descripción : SILVA, Magna Dávila Costa da. Amostra da realidade do uso do espaço físico na educação infantil no municipio de Caucaia, Ce. 2015. 64f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37420
Aparece en las colecciones: EDEI - Monografia

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