Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37399
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Francisco José Chaves da-
dc.contributor.authorSimões, Ana Paula dos Santos Alves-
dc.date.accessioned2018-11-16T18:53:49Z-
dc.date.available2018-11-16T18:53:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSimões, A. P. S.; Silva, F. J. C. (2015)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37399-
dc.descriptionSIMÕES, Ana Paula dos Santos Alves. A relevância da arte como catalisadora do desenvolvimento das crianças de uma creche do município de Fortaleza. 2015. 55f. –TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, Fortaleza (Ce), 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.titleA relevância da arte como catalisadora do desenvolvimento das crianças de uma creche do município de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia é fruto de uma pesquisa desenvolvida no curso de Especialização em Docência na Educação Infantil promovido pela Faced/UFC e trata da relevância da arte como catalisadora do desenvolvimento das crianças de uma creche do Centro de Educação Infantil (CEI) do município de Fortaleza, que atende crianças de um a quatro anos de idade, exprimindo os possíveis obstáculos que dificultam a atuação da arte, como um dos elementos promotores do desenvolvimento infantil. Para embasar este trabalho foram utilizadas várias referências de estudiosos da área abalizados como Barbosa (2012), Duarte Jr. (1981), Ostetto (2012), Rego (1995) entre outros. A metodologia utilizada durante a pesquisa foi a abordagem qualitativa, e a técnica empregada embasou-se em entrevistas semiestruturadas, constante de dois instrumentos para a coleta de dados - roteiro de entrevista semiestruturada e gravador de voz. As entrevistas foram feitas com duas professoras responsáveis por garantir as experiências ligadas às linguagens da arte às crianças do CEI. A análise dos dados revelou que a arte é considerada, pelas professoras entrevistadas, como importante no desenvolvimento das crianças da referida creche, porém, a educação estética enfrenta alguns percalços e desafios que a relega ao segundo plano. Ponderou-se em arrematamentos que a relevância da arte no desenvolvimento infantil dentro da creche referida é reflexo da atuação das professoras na dinâmica de seus trabalhos com a arte e no encontro destes com as crianças, assim como, também, do processo de formação (profissional, continuada, pessoal) e do compromisso das professoras de conhecer arte.pt_BR
Aparece nas coleções:EDEI - Monografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_apsasimoes.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.